quinta-feira, 13 de março de 2014

Mudança no MCTI: sai Raupp e entra Clélio Campolina

.

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje (13) uma nova etapa da reforma ministerial iniciada no início deste ano, com trocas em seis pastas, uma delas, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O ministro Marco Antonio Raupp dará lugar a Clélio Campolina, atual reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A posse está prevista para a próxima segunda-feira (17).

Reitor da UFMG desde 2009, Campolina é graduado em engenharia mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-MG), com doutorado em Ciências Econômicas pela UNICAMP e pós-doutorado nos Estados Unidos, pela University of Rutgers.

Impactos no setor espacial?

Com a mudança no MCTI, surge a dúvida sobre eventuais impactos institucionais no Programa Espacial. Antes de assumir o Ministério em janeiro de 2012, Raupp, que tem origem no setor, ocupava a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB). A ele é creditado o plano de reorganização institucional do programa brasileiro (atualmente "adormecido"), que envolveria a "fusão" da AEB e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O ministro também acompanhava de perto as ações do País no campo espacial, reunindo-se quase semanalmente com o presidente da AEB, José Raimundo Coelho.
.

Um comentário:

Unknown disse...

Novo ministro por quantos meses ou semanas?