quinta-feira, 24 de abril de 2014

Peru escolhe Airbus DS para satélite de observação

.
[Nota atualizada às 19h00]

A empresa europeia Airbus Defence and Space (Airbus DS), que no início do ano incorporou as atividades da Astrium, anunciou na tarde de hoje (24) sua seleção como contratada principal para a construção do primeiro sistema satelital de observação terrestre do Peru.

O projeto, estimado em cerca de 200 milhões de dólares, inclui um satélite ótico de última geração dotado de um sensor de alta resolução (derivado da família Naomi), assim como um segmento terreno de controle, recepção e processamento de imagens. O satélite será baseado na plataforma Astrobus, utilizada em missões como as do Pléiades, SPOT 6 e 7, Ingenio (Espanha) e KazEOSat-1 (Cazaquistão).

Também faz parte um programa completo de formação de engenheiros e técnicos peruanos, que abrange desde a operação do satélite até o desenvolvimento de aplicações baseadas em suas imagens.

Até que o satélite seja colocado em órbita, a Airbus DS fornecerá imagens geradas por sua constelação de satélites óticos e de radar por meio de uma estação de recepção instalada em território peruano. A previsão é que o lançamento ocorra em maio de 2016.

Em janeiro, repercutindo informações da imprensa local, o blog Panorama Espacial já havia indicado que o Peru estava próximo de anunciar a escolha de seu primeiro satélite (veja a postagem "Peru próximo de seu primeiro satélite").

Com este anúncio, o país andino se soma à Argentina, Brasil, Chile e Venezuela, nações sul-americanas que já contam com sistemas espaciais próprios de observação terrestre. Outros países da região, como a Bolívia e a Colômbia também têm planos de adquirir seus meios próprios.
.

Nenhum comentário: