segunda-feira, 5 de maio de 2014

VLS: ensaios em túnel de vento do IAE

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Mais uma campanha de ensaios é realizada no Túnel de Vento, na Divisão de Aerodinâmica do IAE

05/05/2014

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), de onde é lançada a maior parte dos foguetes brasileiros, está localizado no litoral norte do estado do Maranhão, numa região onde o relevo apresenta como uma peculiaridade topográfica uma falésia, de aproximadamente 50 metros de altura, e tem-se ainda a presença dos ventos alísios. A plataforma de lançamento de foguetes está localizada próxima à costa, a aproximadamente 150 metros, e as trajetórias dos mesmos podem sofrer a influência da turbulência causada pela modificação do perfil do vento que sopra do oceano para o continente. Portanto, é de grande importância para as atividades de lançamento de veículos espaciais (foguetes de sondagem ou o VLS), o conhecimento em profundidade do escoamento atmosférico no CLA e principalmente nas proximidades da Torre Móvel de Integração (TMI).

Desde meados de 2008, através de uma parceria no IAE entre as Divisões de Aerodinâmica (ALA) e Ciências Atmosféricas (ACA), simulações no túnel de vento TA-2 têm sido realizadas e comparadas com observações "in situ" com o objetivo de se estudar o escoamento atmosférico no CLA.

O TA-2, localizado na ALA, é um túnel aeronáutico com seção de ensaios de 2,10m x 3m e capacidade de medição de escoamentos na faixa de velocidades de 5 a 120m/s. Para a viabilização destes ensaios atmosféricos num túnel aeronáutico com o TA-2, é realizado inicialmente um procedimento de formação de uma camada atmosférica anteriormente à instalação do modelo. Embora os dados de vento sejam usualmente coletados em estações meteorológicas a 10 m de altura, medições adicionais, como aquelas realizadas em torres anemométricas são requeridas para obtenção de dados detalhados do padrão de escoamento de ar. As simulações em túnel de vento na ALA tem sido realizadas utilizando-se as técnicas de anemometria de fio-quente e de Velocimetria por Imagem de Partículas (PIV).

Nos últimos experimentos em túnel foi investigada a influência dos principais ângulos de incidência do vento na região do CLA e também da estrutura irregular da falésia. Este último parâmetro foi investigado variando-se o ângulo de inclinação da falésia. Os resultados obtidos parecem indicar que os dois parâmetros exercem uma influência no padrão de escoamento atrás da TMI, sendo o ângulo de incidência do vento um parâmetro de grande importância.

Fonte: IAE/DCTA, com edição do blog Panorama Espacial.
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