quinta-feira, 17 de julho de 2014

Brasil - Rússia: "aproximação de indústrias espaciais"

.
Russos propõem aproximação de indústrias espaciais

Brasília, 17 de julho de 2014 – A realização de um evento conjunto entre Brasil e Rússia reunindo representantes da área industrial aeroespacial dos dois países foi proposta pelo vice-presidente da Agência Espacial Russa (Roscomos), Sergei Saveliev, na terça-feira (15) em encontro com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, em Brasília (DF).

Do encontro, a ser organizado até o final do ano no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), também participariam pesquisadores, acadêmicos e estudantes em formação na área espacial, uma vez que a formação de recursos humanos para o setor integraria a programação do evento.

Saveliev disse ao presidente que a Rússia tem interesse em aumentar as vagas em suas universidades para bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras Espacial (CsF-Espacial), bem como as oportunidades de estágios e pesquisa em laboratórios e empresas do segmento espacial.

Outros dois convites feitos pelo dirigente da Roscomos foram para que AEB incentive as instituições nacionais envolvidas em pesquisa espacial a participarem dos estudos e prospecções desenvolvidas na Rússia em relação ao espaço profundo; e para que se envolvam de forma mais ampla nas atividades científicas realizadas no módulo de pesquisa que o país mantem agregado a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Participação – A instalação e o aproveitamento científico de estações de calibragem do sistema de navegação por satélite de tecnologia russa (Glonass) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e no Instituto Tecnológico de Pernambuco (Intep), em Recife, e a que já foi inaugurada na Universidade de Brasília (UnB), também foram itens da reunião.

A Rússia também tem interesse na implantação de uma estação de rastreio de detritos espaciais junto ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG), instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Também participaram do encontro o diretor da área de satélites da AEB, Carlos Gurgel, o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho, o vice-diretor da área internacional da Roscomos, Alexander Bochkarev, e Juri Roy, representante de uma empresa russa da área espacial.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: