domingo, 3 de agosto de 2014

53 anos do INPE

.
INPE completa 53 anos 

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014

Criado em 3 de agosto de 1961, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) deu ao Brasil a capacidade de desenvolver satélites, produzir ciência espacial de qualidade, monitorar nosso território, ter uma previsão de tempo moderna, entender as mudanças globais e fazer com que o Espaço seja parte da sociedade brasileira.

Para comemorar os 53 anos do INPE, um concerto da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos será realizado às 20 horas de quarta-feira, 6 de agosto, no Teatro Municipal. Com regência do maestro Marcello Stasi, o concerto terá no repertório obras de Felix Mendelssohn (Sinfonia Nº 4 em Lá Maior Op. 90 “Italiana”), Alberto Nepomuceno (Intermédio da Série Brasileira) e PiotrIlitch Tchaikovsky (Variações sobre um tema rococó Op. 33).

Ainda na quarta-feira (6), às 10 horas, será celebrada uma missa na Capela do Instituto. Na manhã de quinta-feira (7) haverá corrida e caminhada e, às 19 horas, na ADC do INPE, happy hour para a confraternização dos profissionais do instituto e seus convidados.

O destaque da programação é a cerimônia que acontece na sexta-feira (8), às 15 horas, quando serão homenageados os servidores que completaram 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de atividades, aqueles que recentemente se destacaram nas carreiras de Pesquisa, Gestão e Desenvolvimento Tecnológico e, ainda, os aposentados durante o último ano. A solenidade deve contar com a presença de autoridades da região, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agência Espacial Brasileira (AEB), bem como representantes de instituições e empresas do setor espacial.

A cerimônia da tarde de sexta-feira, que acontece na sede do INPE, em São José dos Campos, também marca a inauguração da expansão das instalações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (transmissão via link com o CPTEC/INPE, no campus do instituto em Cachoeira Paulista).

Pioneirismo

A criação do INPE marca o início das atividades espaciais no Brasil e atualmente o Instituto é reconhecido no mundo todo por seus sistemas de monitoramento do meio ambiente, estudos climáticos e previsão do tempo, ciências espaciais e atmosféricas, engenharia de satélites e pela excelência de seus cursos de pós-graduação. Suas atividades começaram em 1961 como Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), que em 1963 passou a ser CNAE (Comissão Nacional de Atividades Espaciais), extinta em 1971.

Principal órgão civil responsável pelo desenvolvimento das atividades espaciais no País, o INPE é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como missão contribuir para que a sociedade brasileira possa usufruir dos benefícios propiciados pelo contínuo desenvolvimento do setor espacial.

Um dos principais programas do INPE é o CBERS (sigla em inglês para China-Brazil Earth Resources Satellite), cujo quinto satélite tem previsão de lançamento para dezembro de 2014. As imagens obtidas a partir dos satélites da série CBERS permitem uma vasta gama de aplicações – desde mapas de queimadas e monitoramento do desflorestamento da Amazônia, da expansão agrícola, até estudos na área de desenvolvimento urbano.

Como executor de atividades do Programa Espacial Brasileiro, fomenta a inovação e o fortalecimento do setor aeroespacial no país. No INPE, são construídos satélites para produção de dados sobre o planeta Terra e desenvolvidas pesquisas que transformam esses dados em conhecimento, produtos e serviços para a sociedade brasileira e para o mundo.

Além da pesquisa e inovação, o INPE também se dedica à prestação de serviços, como a distribuição de imagens meteorológicas e de sensoriamento remoto, e à realização de testes, ensaios e calibrações. Além disso, o Instituto transfere tecnologia, fomentando a capacitação da indústria espacial brasileira e o desenvolvimento de um setor nacional de prestação de serviços especializados no campo espacial.

A política industrial do INPE é voltada ao estabelecimento, manutenção e aperfeiçoamento de empresas brasileiras para a área espacial, capacitando-as, também, para o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado em outros setores.

O INPE distribuiu gratuitamente, pela internet, as imagens de satélites que beneficiam o sistema de gestão do território do próprio governo, a pesquisa nas universidades e o desenvolvimento das empresas privadas, que geram emprego e renda com tecnologia espacial.

As imagens e produtos derivados do INPE são úteis em áreas como saúde, segurança pública, gerenciamento de desastres naturais e da biodiversidade. A previsão de tempo e clima garante dados a setores econômicos como o agronegócio e o planejamento energético, fundamentais para o desenvolvimento do país.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: