segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

AEB seleciona experimento para voo suborbital

.
AEB seleciona experimento para voo suborbital

Brasília, 13 de fevereiro de 2015 – A Agência Espacial Brasileira (AEB) abrirá inscrição para a seleção de experimento científico que será levado pelo engenheiro espacial e bolsista da AEB, Pedro Nehme, em seu voo suborbital previsto para o fim do ano, dependendo do desempenho do veículo espacial durante os testes de qualificação para voo.

O voo será realizado pelo veiculo Lynx Mark II da empresa norte-americana XCOR Aerospace. A experiência inédita foi conquista por Nehme ao vencer o concurso KLM Space Competition, de âmbito mundial, promovido pela empresa em 2013.

A XCOR já enviou à AEB documento em que apoia o desenvolvimento de um dispositivo portátil, com a proposta de monitorar sinais fisiológicos durante o voo espacial.

O dispositivo eletrônico deve ser compacto, weareable e não invasivo, capaz de avaliar os diversos aspectos fisiológicos relacionados à exposição do corpo humano ao ambiente de microgravidade e hipergravidade, decorrentes de um voo suborbital tripulado.

Nehme inicia os treinamentos para o voo em março nos Estados Unidos. Participando do voo passa a ser o mais jovem espaçonauta brasileiro. As sessões de treinamento, que serão realizadas ao longo do ano de 2015, será concentrada na experiência de um voo suborbital por um civil.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: