domingo, 31 de maio de 2015

Cooperação Argentina – Itália: SIASGE

.
Entre os dias 20 e 22 de maio, a Comisión Nacional de Actividades Espaciales(CONAE), da Argentina, recebeu a visita de uma delegação da Agência Espacial Italiana (ASI), liderada por seu presidente, Roberto Battiston.

A visita incluiu uma reunião com o ministro Julio de Vido, da pasta de Planejamento Federal e Investimentos Públicos, oportunidade em que foi discutido o aprofundamento da cooperação bilateral para dar continuidade ao Sistema Ítalo-Argentino de Gestão de Emergências (SIASGE), que será no futuro formado por satélites de tecnologia radar dos dois países – da série COSMO-SkyMed, da Itália, e SAOCOM, da Argentina. O SIASGE oferecerá dados sobre desastres naturais e antropogênicos, nas fases de prevenção, monitoramento, mitigação e avaliação de incêndios, inundações, derramamentos de petróleo e efeitos de pragas na agricultura, entre outras finalidades.

Segundo informações divulgadas pela CONAE, a comitiva italiana visitou a sede da entidade em Buenos Aires, além de instalações em Córdoba, onde estão sendo integrados os satélites SAOCOM, e da empresa estatal INVAP, responsável pelo projeto e construção dos satélites argentinos.

A Argentina hoje representa a principal parceria espacial da Itália na América Latina. Uma colaboração técnica foi iniciada no início da década de noventa, evoluindo para a participação em missões satelitais (SAC-B, SAC-A, SAC-C e SAC-D), com a inclusão de instrumentos científicos italianos.


Os satélites da série SAOCOM – únicos de tecnologia radar em construção na região, contam com tecnologia italiana na carga útil (sensor SAR em banda L), fornecida pela unidade italiana da empresa Thales Alenia Space. Serão duas unidades, o SAOCOM 1A, previsto para ser lançado no final de 2016, e o SAOCOM 1B, que deve entrar em órbita no final de 2017.
.

Nenhum comentário: