quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cooperação Brasil – França: lançadores

.
O ministro da Defesa Jaques Wagner esteve esta semana na França para visitas e encontros oficiais com autoridades e executivos de indústrias aeroespaciais e de defesa que mantém negócios e interesses em programas nacionais.

A visita teve encontros com o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le-Drian, e executivos da Thales, DCNS, Safran, DCI e Airbus Defence and Space.

Segundo informações divulgadas pelo ministro, a franco-alemã Airbus Defense and Space destacou o interesse em iniciativas conjuntas com o Brasil no campo de lançadores de pequeno porte, o que envolveria parceria com indústrias locais, numa ação que mostra uma visão de mais longo prazo considerando o momento econômico do País, que ameaça e prejudica vários programas e projetos no campo espacial e de defesa. 

O jornal “O Globo” publicou uma interessante reportagem com mais informações sobre este interesse, que não é novo – há discussões neste sentido com autoridades brasileiras, como o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) ao menos desde 2009. Em breve, o blog publicará uma análise sobre o tema.

A agenda incluiu ainda visitas às instalações da DCNS, responsável pelo programa nacional de submarinos, e da Thales Alenia Space, no sul da França, onde está sendo construído o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) (veja postagem a seguir).
.

Nenhum comentário: