segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cooperação Chile – França

Em 27 de outubro, Jean-Yves Le Gall, presidente da CNES, a principal instituição espacial da França, e Andres Gomez-Lobo, ministro chileno para os Transportes e Telecomunicações, assinaram uma carta de intenções na Embaixada do Chile em Paris relativa a cooperação entre os dois países para a exploração pacífica do espaço exterior.

A cooperação será estruturada nos campos de observação terrestre, ciências espaciais, navegação e posicionamento por satélites, telecomunicações, clima e direito espacial. Dentre as atividades cobertas estão o treinamento de recursos humanos, desenvolvimento de capacidades e realização de seminários conjuntos de ciência e tecnologia. 

Logo após a cerimônia de assinatura, Jean-Yves Le Gall comentou em nota distribuída pela CNES: “estou satisfeito em assinar esta carta de intenções com Andres Gomez-Lobo, ministro para os Transportes e Telecomunicações do Chile, em sua visita a Paris. A assinatura reflete os laços próximos crescentes entre nossos países e complementa nossas relações com o a Agência Chilena do Espaço (ACE), cujas atividades são supervisionadas pelo Ministério da Defesa do Chile.”


A assinatura da carta de intenções acontece num momento em que o Chile promove uma concorrência internacional para a aquisição de seu futuro satélite de observação, que substituirá o FASat-Charlie (SSOT), processo do qual várias companhias europeias participam. Colocado em órbita em dezembro de 2011, o SSOT foi construído pela francesa EADS Astrium, atual Airbus Defence and Space.
.

Nenhum comentário: