terça-feira, 1 de julho de 2008

Campanha de Balões SCOUT

.
Campanha de Balões SCOUT lança último experimento científico

30/06/2008

Da base instalada no aeroporto de Timon, no Maranhão, foi realizado na sexta-feira (27/6), às 02h22, o último lançamento da Campanha de Balões SCOUT 2008, uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França. Durante o mês de junho foram lançados, em balões de pressão zero, sete experimentos científicos de vários países da União Européia.

O experimento LPMA-DOAS, com peso de 530 kg, foi lançado em um balão de 402 mil m3 e atingiu 37,2 km de altitude. Depois de voar por aproximadamente 16 horas, o experimento foi resgatado nas proximidades de Capinzal do Norte (MA).

Desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisas da França (CNRS), Universidade Pierre e Marie Curie e Universidade de Heidelberg, o experimento LPMA-DOAS (Limb Profile Monitor of the Atmosphere / Differential Optical Absorption Spectroscopy) tem como objetivo principal a obtenção do perfil estratosférico de uma série de constituintes relacionados à química do ozônio de latitudes tropicais, para a aprovação do satélite ENVISAT da Agência Espacial Européia (ESA).

Campanha de Balões SCOUT

A campanha SCOUT é a primeira do Programa Específico de Cooperação assinado em 2007 entre CNES e AEB/INPE que, em cinco anos, lançará balões para pesquisa atmosférica na região equatorial brasileira. O acordo técnico-científico tem a participação dos pesquisadores Plínio Alvalá e Karla Longo, da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA), Saulo Freitas, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), e da equipe do Setor de Lançamento de Balões do INPE.

Os sete experimentos vão gerar dados para pesquisas com foco na relação entre química e clima na troposfera superior e estratosfera inferior e as trocas entre estas duas camadas. Entre os objetivos estão o estudo da camada de ozônio, previsão de mudanças climáticas e a validação de instrumentação dos satélites METOP e ENVISAT da Agência Espacial Européia (ESA).

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: