sábado, 19 de julho de 2008

Entrevista frustrada com Gilberto Câmara

.
Ontem (18), estive na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para entrevistar o atual diretor do Instituto, Gilberto Câmara, conforme horário previamente agendado. Lamentavelmente, a entrevista, que tem sido tentada pela reportagem da Tecnologia & Defesa desde agosto do ano passado, foi cancelada algumas horas antes, sob o argumento de conflitos em sua agenda e de uma viagem ao exterior marcada para o dia seguinte.

Desde agosto de 2007, apenas para citar alguns nomes, a reportagem de T&D entrevistou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o ministro de Assuntos Estratégicos de Longo Prazo, Mangabeira Unger, e o presidente da FIESP, Paulo Skaf. Na entrevista frustrada de ontem, faríamos poucas perguntas, abordando temas relevantes, como a real colaboração do INPE para o desenvolvimento da indústria espacial nacional, o embargo dos EUA ao CBERS, e a posição do INPE frente às ações de alguns estados do Brasil, que estão criando e gerando seus próprios dados sobre desmatamento.

Apesar da frustração de não ter tido a oportunidade de entrevistar Gilberto Câmara, tive uma agradável conversa de quase duas horas com o Eng. Mário Quintino, coordenador do Programa de Satélites Baseados na Plataforma Multimissão (PMM), e que em breve assumirá a Coordenação-Geral de Engenharia e Tecnologia Espacial. Dentro dos próximos dias, serão postadas no blog várias notas com informações sobre os projetos de satélites desenvolvidos pelo Instituto, colhidas nesta conversa. São informações sobre a PMM, continuidade do Sistema de Coleta de Dados (SCD), embargo dos EUA ao CBERS, entre outras.

Ao atual diretor do INPE, de competência e empenho inquestionáveis, só me resta desejar uma boa viagem à Barcelona, e pedir mais consideração não só à T&D, mas também aos nossos poucos leitores, numa futura oportunidade.
.

Nenhum comentário: