terça-feira, 4 de novembro de 2008

INPE e a sonda Chandrayaan-1

.
INPE termina sua participação no suporte à Missão Chandrayaan-1

04/11/2008

O Centro de Rastreio e Controle de Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) encerrou sua participação no suporte operacional à Chandrayaan-1, prestado durante a Fase de Lançamento e Órbitas Iniciais (LEOP, na sigla em inglês) da missão à Lua. Com a realização da última manobra de órbita em relação a Terra, nesta terça-feira (4/11), a sonda lunar indiana Chandrayaan-1 iniciou sua trajetória de transferência lunar a aproximadamente 375 mil quilômetros do nosso planeta.

O INPE executou com sucesso todas as operações solicitadas pela ISRO, a agência espacial indiana. O suporte incluiu recepção de dados de telemetria, envio de telecomandos e execução de medidas de distância e de velocidade.

As estações do INPE, localizadas em Cuiabá (MT) e Alcântara (MA), fizeram parte de uma rede mundial de estações terrenas que acompanharam a sonda Chandrayaan-1 desde o seu lançamento, no dia 22 de outubro do Centro Espacial de Sriharikota, na Índia, até este momento de entrada na órbita da Lua. A operação em órbita lunar cabe apenas à agência espacial indiana, que pretende com a sonda inspecionar a superfície da Lua durante dois anos.

“A experiência adquirida no suporte à Chandrayaan-1 será aproveitada nos lançamentos, a partir do território nacional, dos futuros satélites do INPE. Nossa equipe não pode deixar de desejar à equipe da ISRO boa sorte e sucesso na próxima fase da missão, que é a colocação da Chandrayaan-1 em órbita lunar cumprindo, desta maneira, todos os seus objetivos científicos”, disse Pawel Rozenfeld, chefe do Centro de Rastreio e Controle de Satélites do INPE.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: