quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Convênio da EADS/USP para estágios na Europa

.
Ao ler a nota da Agência Espacial Brasileira sobre bolsas de estudos para a área espacial, lembrei-me de notícia circulada há alguns dias sobre um interessante convênio firmado entre a EADS e a unidade da Universidade de São Paulo (USP) de de São Carlos (SP) (ver a notícia abaixo, extraída do web-site de T&D).

A EADS é um dos maiores conglomerados aeroespaciais e de defesa do mundo, tendo vários negócios no setor espacial, como a sua divisão Astrium (satélites), participação na Arianespace, Spot Image, entre outros negócios. Talvez o convênio com a USP envolva estágios de uspianos são carlenses em unidades espaciais do grupo na Europa, contribuindo assim para a possível formação de mão-de-obra brasileira especializada na área.

EADS e USP firmam convênio para estágios na Europa

Sex, 12 de Dezembro de 2008 00:00

A EADS (European Aeronautic Defence and Space Company) firmará convênio com a Universidade de São Paulo nesta sexta-feira, dia 12, para a realização de estágios de estudantes do curso de Engenharia Aeronáutica da USP de São Carlos nas instalações do Grupo na Europa. A solenidade de assinatura do convênio será realizada às 14h15, no anfiteatro Jorge Caron da Escola de Engenharia - Campus I da USP.

Segundo o diretor geral da EADS Brasil, o convênio é resultado da visita ao Brasil, em outubro, do vice-presidente de Gestão de Executivos e Talentos da EADS, Thorsten Möllmann, que veio conferir a qualidade da capacitação de técnicos de nível superior no Brasil. "Até o ano de 2020, a EADS tem planos para transferir 40% das compras e 20% de sua mão-de-obra para países fora da Europa, entre os quais o Brasil", afirma Eduardo Marson Ferreira. "Para operar o processo de expansão da EADS no Brasil, é fundamental a preparação de mão-de-obra qualificada, e a qualidade da capacitação de técnicos de nível superior oferecida pela USP de São Carlos foi reconhecida pelo Grupo", diz o executivo.

Para Marson Ferreira, uma das características marcantes do setor aeroespacial em todo o mundo é o intenso relacionamento entre os setores acadêmico e industrial, a partir de parcerias voltadas para a pesquisa científica e tecnológica. "No Brasil não é diferente", afirma. "Por isso a EADS decidiu firmar esse convênio que vai qualificar jovens universitários brasileiros, através de um processo de disseminação de conhecimento científico e tecnológico que será muito útil para os futuros planos do Grupo no Brasil".

O curso de Engenharia Aeronáutica da USP de São Carlos é de excelência. São 200 alunos, 40 formandos por ano, e a nota de corte do curso é a maior na área de Exatas, com exceção do curso de Medicina. Segundo o Prof. Fernando Martini Catalano, coordenador da Comissão Organizadora do curso e gestor do convênio, a escolha dos estagiários será baseada em currículo, notas, domínio de inglês e, principalmente, engajamento em relação à especialidade.

Fonte: T&D, com informações da EADS
.

Um comentário:

Duda Falcão disse...

A meu ver toda iniciativa de busca ao conhecimento é louvável e tem de ser cada vez mais estimulada. A USP está de parabéns. Caberá ao governo e as empresas brasileiras de de tecnologia de ponta criarem as condições técnico financeiras para manterem esses profissionais dentro do país. Caso contrario, estaremos investindo na formação desses profissionais para que outras nações colham o conhecimento que certamente será gerando por eles, como aliás já acontece em certas áres do conhecimento.

Abs