sábado, 6 de dezembro de 2008

Novos centros do INPE

.
INPE institui Centro Regional da Amazônia e Centro de Ciência do Sistema Terrestre

04/12/2008

A publicação no Diário Oficial do novo regimento interno do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) oficializa a criação do Centro Regional da Amazônia (CRA) e do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CST). A portaria nº 897, publicada nesta quinta-feira (4/12), detalha as atribuições de toda a estrutura organizacional do Instituto, incluindo as novas unidades sobre pesquisas de mudanças climáticas e monitoramento orbital de florestas.

Através do CRA, o INPE implantará um núcleo de apoio em Manaus, uma estação de recepção de dados de satélites em Boa Vista e, principalmente, um centro de monitoramento global das florestas tropicais em Belém, que irá medir e mapear o desmatamento em todo o planeta, com o uso de imagens orbitais. A estação de recepção de dados de satélites, em Boa Vista, irá receber, processar e disseminar imagens de satélite em sua área de cobertura, que alcança a parte Norte da América do Sul, o Caribe e a América Central. Já o núcleo de monitoramento ambiental terá como missão ampliar e apoiar os estudos em modelagem de mudanças climáticas na Amazônia.

O CRA também irá apoiar atividades de campo e de mapeamento realizadas pelo INPE na região amazônica, mantendo infra-estrutura de coleta e processamento de dados em suas instalações. Ao aprimorar o conhecimento em geotecnologias na Amazônia, esta nova unidade do INPE deverá se tornar um centro internacional de difusão de tecnologia de monitoramento por satélite de florestas tropicais.

No CST, instalado em São José dos Campos, serão desenvolvidos novos modelos para os sistemas de supercomputação do INPE, para elaborar cenários futuros de mudanças ambientais globais de interesse do país. Para isso, irá coordenar e realizar pesquisas de excelência em Modelagem e Observações do Sistema Terrestre, especialmente do Sistema Climático, Mudança de Uso e Cobertura da Terra, Hidrologia, Química Ambiental, Energias Renováveis, Eletricidade Atmosférica, Oceanografia e Zonas Costeiras, Queimadas, Desastres Naturais, Adaptação, Mitigação e Políticas Públicas.

O CST realizará estudos para avaliação de impactos das mudanças ambientais globais e regionais nos sistemas sócio-econômico-ambientais, especialmente aqueles associados às implicações no desenvolvimento nacional e na qualidade de vida. Irá desenvolver tecnologias aplicáveis ao monitoramento, mitigação e adaptação às mudanças ambientais e formar recursos humanos na área. O CST tem ainda a missão de apoiar as atividades da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais.

Confira aqui a Portaria nº 897, de 03/12/2008, publicada no D.O.U. de 04/12/2008

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: