sábado, 18 de abril de 2009

De olho no SGB

.
A Latin America Aero & Defence - LAAD 2009 foi encerrada na última sexta-feira (17) com sucesso absoluto (para ler notícias sobre o evento, clique aqui). Apesar de ser um evento focado desde o início em Defesa e Segurança, a edição desse ano contou com alguns expositores e apresentações relacionadas à tecnologia espacial. Dentro dos próximos dias, serão postadas algumas notas com notícias e análises sobre o que aconteceu de mais importante nesse setor durante a feira. O primeiro conteúdo trata da presença de duas companhias europeias de um mesmo grupo, a Thales Alenia Space e Telespazio, oriundas da fusão dos negócios espaciais da Finmeccanica (Itália) e Alcatel (França).

A Thales Alenia Space e a Telespazio representam industrialmente dois fortes parceiros comerciais e políticos do governo brasileiro, a França e a Itália, que, inclusive, buscam ampliar o escopo dessas parcerias. No final do ano passado, a França assinou com o Brasil um acordo estratégico na aérea de defesa, que possibilitou negócios em submarinos e helicópteros, e ainda pode gerar outros, como vendas de aviões de combate, redes de vigilância e satélites. Em entrevista concedida à reportagem de Tecnologia & Defesa no primeiro dia da LAAD, o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise destacou a intenção do governo e da indústria italiana em ampliar os projetos de cooperação nas áreas de Defesa e Espaço.

As duas empresas já possuem alguma presença no País, como a Omnisys, fabricante de radares, sistemas de guerra eletrônica e subsistemas de satélites, e a subsidiária Telespazio Brasil, prestadora de serviços de comunicações, inclusive para as forças armadas. Isso, aliado ao desejo dos governos de seus países de origem, as colocam em importante posição para disputar contratos espaciais no Brasil, em particular o maior de todos, o do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB).

Oficialmente, até onde se sabe, não existe uma concorrência lançada para o SGB. O que existe, além da disposição da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Ministério da Defesa, são alguns estudos relacionados à modelagem do projeto, como Parcerias Público-Privadas (PPP), e frequentes contatos com empresas nacionais e estrangeiras interessadas em participar da iniciativa. Aos poucos, vão surgindo também sinais de que o projeto pode estar mais próximo de algo mais concreto. Alguns deles puderam ser vistos na LAAD, nos estandes da Thales e Telespazio, que exibiram suas capacidades em sistemas de comunicações seguras via satélite, credenciando-se ambas, provavelmente em conjunto, como fortes candidatas ao futuro SGB. “São talvez os [candidatos] mais fortes”, confidenciou ao blog uma pessoa que acompanha de perto o tema.

A Telespazio demonstrou, além de suas operações na área de sensoriamento remoto, com foco especial nos produtos e serviços da constelação COSMO-SKyMed, suas soluções em comunicações militares seguras, como a rede militar SICRAL (Sistema Italiano per Comunicazioni Riservate ed Allarmi), do Ministério da Defesa italiano.

Desde o final de março, as operações no País da Telespazio estão sob o comando de um executivo experiente no mercado brasileiro, o que demonstra o interesse da empresa pelo Brasil. Walter Tarantelli, que assumiu novas funções no grupo Finmeccanica, foi substituído por Marzio Laurenti, engenheiro, que já foi presidente da subsidiária brasileira entre 1997 e 2004.

Antes de voltar ao Brasil, Laurenti exercia a função de Diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Thales Alenia Space. Laurenti "terá como missão dar continuidade aos planos de expansão dos negócios, além de trazer para o Brasil novos produtos e serviços fornecidos pelo Grupo na Europa e em outros continentes", divulgou a companhia em nota.
.

Nenhum comentário: