quarta-feira, 22 de abril de 2009

Simpósio sobre Sensoriamento Remoto

SBSR discute monitoramento da Amazônia

Especialistas do INPE, do Imazon e do Sipam participam de mesa-redonda sobre tecnologias para monitorar o desmatamento na Amazônia durante o XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que acontece de 25 a 30 de abril no Centro de Convenções de Natal (RN).

Desde 1988, o Brasil produz estimativas anuais das taxas de desflorestamento da Amazônia usando dados de satélite, especialmente os da série Landsat. A partir de 2004, dados de alta resolução temporal do sensor Modis passaram a ser usados em sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento. Além disso, imagens de radar vêm sendo testadas para complementar os sistemas que operam na faixa do visível e infravermelho, como alternativa nas áreas cobertas por nuvens na Amazônia.

Participam da mesa-redonda “Monitorando o Desflorestamento da Amazônia com Sensoriamento Remoto” Dalton Valeriano, coordenador do Programa Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Carlos Souza Jr, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon); e Solange Costa, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). A discussão começa às 9 horas de terça-feira (28/4).

Sessão especial “Ano da França no Brasil”

As principais características e aplicações dos satélites franceses serão apresentadas no dia 28 de abril (terça-feira) no SBSR. A sessão especial “Sensoriamento Remoto na França: História e Perspectivas” será coordenada por Joël Barre (CNES - Centro Espacial da Guiana Francesa) e Frédéric Huynh (IRD, Unidade “Espace”).

A sessão faz parte dos eventos oficiais do "Ano da França no Brasil" e pretende mostrar os grandes passos da história do Programa Espacial Francês e como os avanços da tecnologia espacial naquele país podem ser úteis para a sociedade e para o desenvolvimento sustentável. Também participam Dominique Lasselin (IGN), Aurélie Sand (CNES) e Daniel Vidal-Majdar (GMES).

Workshops; Agricultura, Processamento de Imagens e Radar

“Monitoramento Global da Agricultura” é o tema do workshop coordenado Jansle Vieira Rocha (Unicamp), um dos três que será promovido no SBSR na terça-feira (28/4). O monitoramento da produção agrícola mundial tem sido discutido em diversos fóruns, destacando-se o Grupo de Agricultura do GEOSS (Global Earth Observing System of the Systems). Chris Justice e Curt Reynolds, dos Estados Unidos, e Clement Atzberger, da Itália, apresentarão sistemas e metodologias de monitoramento da agricultura em larga escala, cujos dados são fundamentais para a estabilidade dos preços internacionais de alimentos e para evitar crises de abastecimento.

O workshop “Processamento e Classificação de Imagens Digitais: Novos Desenvolvimentos” tem a coordenação de Carlos Vieira (UFV) e Vitor Haertel (UFRGS).

Serão tratados três tópicos principais: métodos para processamento e classificação de imagens em alta dimensionalidade (imagens hiperespectrais); detecção de alterações em imagens multi-temporais; e avaliação da exatidão temática de mapas de ocupação do solo em função da incerteza na informação de referência. Além dos coordenadores do workshop, apresentam palestras Melba Crawford (Purdue University, Estados Unidos), Lorenzo Bruzzone (University of Trento, Itália) e Mário Caetano (Univ. Nova de Lisboa, Portugal).

“Radar Imageador” completa a série de workshops da terça-feira. Coordenado por Waldir Renato Paradella e Luciano Vieira Dutra, ambos do INPE, o workshop mostrará aplicações gerais no país com dados de radar de abertura sintética (SAR) de diversos programas (ASAR, PALSAR, TerraSAR-X, RADARSAT-2, entre outros). Serão apresentadas as mais recentes pesquisas sobre polarimetria, interferometria e processamento digital de imagens SAR com especialistas reconhecidos nestes assuntos. Participam Adrian Bohane (MDA, Canadá), Alessandro Ferretti (National Level Rilevamento Europa, Itália) e Eric Pottier (University of Rennes, França).

Sobre o SBSR

O Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) é o maior evento do país sobre geoinformação, imagens de satélites e demais tecnologias para observação da Terra. É promovido a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER). Em sua décima-quarta edição, são esperadas 1.500 pessoas no Centro de Convenções de Natal (RN) entre os dias 25 e 30 de abril.

Confira a programação completa do SBSR em http://www.dsr.inpe.br/sbsr2009/?content=programacao

Fonte: INPE

Nenhum comentário: