quinta-feira, 14 de maio de 2009

Avanços na distribuição de imagens CBERS

.
A política de distribuição gratuita de imagens geradas pelos satélites da série CBERS, adotada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) teve avanços em 2008. De acordo com o relatório de gestão do Instituto, foram realizadas diversas ações visando a implantação de estações de recepção de imagens do CBERS no continente africano, que a exemplo do Brasil e países da América do Sul, tem acesso gratuito aos dados gerados. As negociações para a instalação de infraestrutura-solo no Egito, Ilhas Canárias, Gana, Gabão e África do Sul avançaram.

Foram realizados testes para a recepção de imagens geradas pelo CBERS-2B no Egito e África do Sul, a instalação e testes de sistemas de processamento CBERS na estação de Maspalomas, na Espanha, que ainda não está operacional, e a realização de testes bem-sucedidos de recepção do CBERS-2B no EROS Data Center, unidade do United States Geological Survey (USGS), instituição responsável pelo Programa Landsat, em novembro de 2008. "Existe um grande interesse de ambas as partes [INPE e USGS] em uma aproximação para desenvolver trabalhos de cooperação na área de calibração radiométrica de imagens de satélites, incluindo-se aqui os da série CBERS", segundo um trecho do relatório.

O documento do INPE também destaca a aprovação pelo Congresso Nacional de acordo-quadro entre os governos do Brasil e Índia para a viabilização de troca de conhecimentos, serviços e aplicações na área de satélites entre os dois países, que agora aguarda sanção presidencial. Foi destacada a assinatura, pela parte brasileira, de Memorando de Entendimento (MOU) para a recepção direta no País de dados do satélite de observação Resourcesat-1, da agência espacial indiana (Indian Space Research Organization - ISRO). A parte indiana, porém, ainda não assinou o memorando, o que levou, inclusive, a um pedido do INPE constante no próprio relatório: "É de extrema importância para as atividades de monitoramento da Amazônia que nós iniciemos a recepção dos dados do Resourcesat-1 ainda no primeiro semestre de 2009. Sugerimos uma ação do MCT e/ou da AEB visando agilizar a assinatura do MOU pelos indianos."

Para mais informações sobre o relatório de gestão do INPE, clique aqui e aqui.
.

Nenhum comentário: