terça-feira, 5 de maio de 2009

"CBERS: estado atual e futuro"

.
Foi publicado nos Anais do XIV Simpósito Brasileiro de Sensoriamento Remoto (XIV SBSR), organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e realizado em Natal (RN), no mês passado, o artigo "CBERS: estado atual e futuro", de autoria de José Carlos Neves Epiphanio, do INPE.

O artigo traz uma breve análise da parceria sino-brasileira para o desenvolvimento e construção de satélites de sensoriamento remoto CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), apresentando alguns aspectos dos sensores dos satélites, a política de distribuição gratuita de dados, a nova geração da série (CBERS 3 e 4), o futuro do programa, etc. Quanto ao futuro do CBERS, o autor escreveu:

"A série CBERS terá continuidade com a construção dos satélites CBERS-5 e 6, cujos acordos estão em vias de assinatura. As especificações desses dois satélites estão em fase final, e seguem a mesma linha adotada até aqui, que é de continuidade com melhorias. O foco será na melhoria dês resoluções temporais, com pouco sacrifico da resolução espacial. Ao mesmo tempo, busca-se a inserção da banda do SWIR (infravermelho de ondas curtas) num mesmo sensor, de modo a melhorar a capacidade do satélite para fins de monitoramento de vegetação. Diversas outras melhorias no que respeita aos subsistemas também foram introduzidas."

Para a continuidade do programa, será necessária a assinatura de um novo acordo de cooperação entre os governos do Brasil e China. Segundo o blog apurou, no momento o INPE tem se esforçado para aprovar a terceira série do CBERS (5 e 6) no Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira (AEB), formado por membros de vários ministérios, dos comandos militares, dos setores científico e industrial, entre outros.
.

Nenhum comentário: