sábado, 30 de maio de 2009

Chile discute segundo satélite

.
Segundo informou algumas agências de notícias, na última sexta-feira (29), durante a visita da presidente do Chile, Michele Bachelet, ao seu colega francês, Nicolas Sarkozy, discutiu-se a possibilidade de compra pelo governo chileno de um segundo satélite fabricado na França. Não foram divulgadas informações sobre a função desse segundo satélite.

Ano passado, o Chile adquiriu um pequeno satélite ótico de sensoriamento remoto da EADS Astrium (leia aqui), denominado SSOT (Sistema Satelital de Observación de la Tierra). O satélite, que deve ser lançado ao espaço em julho de 2010, está sendo fabricado nas instalações da Astrium em Toulouse, no sul da França, que também recebeu uma visita de Bachelet e sua comitiva.

Inclusive, acerca da visita às instalações da EADS Astrium em Toulouse, reportagens publicadas na imprensa chilena (veja aqui) dão conta de que houve um certo desconforto de membros da comitiva durante a apresentação feita por representantes do fabricante do satélite, que destacaram alguns dos serviços da empresa em áreas mais sensíveis, como a militar.

Esse desconforto, possivelmente em razão das relações de Santiago com o vizinho Peru, levou algumas autoridades a mencionarem que o SSOT não será um satélite militar, embora seja um projeto administrado pela Força Aérea (FACh), em parceria com a agência espacial chilena. Ressaltou-se que o sistema terá utilidade para a pesca, agricultura, planejamento urbano, etc.

No momento, vinte profissionais chilenos, das três forças armadas do país, chefiadas pelo comandante da FAch, Cristián Puebla, trabalham em Toulouse no projeto.
.

Nenhum comentário: