sábado, 29 de agosto de 2009

Ensaios da rede pirotécnica do VLS-1

.
Ensaios de interface da rede pirotécnica do VLS-1

28/08/2009

Foram realizados com sucesso os ensaios de interface da rede pirotécnica do VLS-1, em parceria com a empresa PyroAlliance, entre os dias 20 e 27 de agosto. Foram avaliados os sistemas de ignição dos Propulsores de Indução de Rolamento (PIR), sistema de ignição dos propulsores principais e sistemas de corte de separação do 1º estágio e sistema de destruição do veículo.

Estiveram envolvidos nestes ensaios as equipes da APE-X, AIE [Divisão de Integração e Ensaios] e três representantes da empresa PyroAlliance.

Fonte: IAE/CTA

Comentários: o IAE/CTA tem periodicamente realizado ensaios e testes relacionados ao VLS-1, etapas necessárias para o lançamento do VLS-1 XVT 01 em 2010 ou 2011.

A PyroAlliance é uma empresa do grupo francês SNPE especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas pirotécnicos para os setores aeronáutico, de defesa, industrial e espacial. Como a empresa informa em seu web-site, nenhum de seus produtos está sujeito às restrições do ITAR (International Traffic Arms Regulations), dos EUA, certamente uma das razões por ter sido escolhida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para participar do programa de lançadores brasileiros.

Ainda em se tratando de pirotecnia espacial, a empresa francesa Dassault Aviation, fabricante do caça Rafale ofereceu em seu pacote de transferência de tecnologia para a concorrência F-X2, da Força Aerea Brasileira, aplicativos específicos desse tipo de tecnologia (leia mais sobre a oferta da Dassault clicando aqui). A Dassault fornece os dispositivos pirotécnicos (ignição dos propulsores, separação de estágios e de cargas úteis, e eventual destruição do lançador) usados no lançador europeu Ariane 5.
.

Nenhum comentário: