sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Projeto REDD: interesse da EADS e Spot Image

.
Governador apresenta projeto REDD em audiência

03/12/2009

O governador Blairo Maggi recebeu na manhã desta quinta-feira (03.12), em seu gabinete, no Palácio Paiaguás, o vice-presidente da European Aeronautic Defence and Space Company (EADS), Jean Noel Hardy; o diretor geral, Pierre Duquesne da EADS, e o secretário da Casa Militar, coronel PM Alexander Torres Maia, para uma audiência a respeito da proposta de implantação do projeto de Redução das Emissões do Desmatamento e da Degradação da Floresta (REDD).

Segundo Maia, a audiência serviu para fortalecer os laços do governo com o grupo EADS. “O encontro fortaleceu os laços que nós já temos com o grupo desde a nossa visita a Paris. Naquela oportunidade nós mostramos o avanço com que o governo do Estado de Mato Grosso tem registrado questões políticas e ambientais”, disse.

O grupo EADS está presente há 30 anos no mercado aeroespacial e de defesa brasileiro. Para o vice-presidente do grupo, Hardy, o encontro foi uma oportunidade para conhecer a intenção do projeto REDD. “Nós adquirimos uma percepção clara sobre o projeto REDD e o governador passou a impressão de querer fazer alguma coisa realmente concreta, que funcione, e assim, o projeto poderá se tornar um modelo para a comunidade”, ressaltou.

O REDD é um projeto pioneiro do Estado em que a região do Noroeste de Mato Grosso (Juruena e Cotriguaçu) foram escolhidas como os pontos estratégicos para a aplicação do projeto. O secretário Maia destacou que há uma possibilidade de uma parceira com o EADS. “Não sabemos ainda qual a extensão da participação do EADS dentro do nosso projeto REDD, mas temos certeza que o grupo estará presente de uma forma ou de outra, seja como patrocinador do projeto, com apoio tecnológico, medições que deverão ser feitas, certificações. Existem muitas possibilidades desta parceria”, acrescentou.

Maia afirmou que o governo pretende "até metade do ano que vem ter efetivamente, os primeiros produtores recebendo pelos serviços ambientais emprestado à humanidade”, finalizou. O projeto REDD será apresentado pelo governador na 15ª Conferência de Mudanças do Clima (COP 15) da ONU, no dia 14 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

A conferência acontecerá entre os dias 7 e 18 dese mês, e é considerada o mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais, pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012.

Fonte: Secretaria de Comunicação do governo de Mato Grosso, Thaiza Araújo

Comentários: grosso modo, o projeto REDD envolve a redução do desmatamento da Floresta Amazônica e como compensação, o recebimento de recursos financeiros com a comercialização de créditos de carbono em razão da redução do desmate. A participação da EADS e da Spot Image (empresa da qual a EADS Astrium detém 81%) no projeto muito provavelmente se daria com o fornecimento de serviços de imageamento da região sujeita ao projeto, o que possibilitaria a comprovação (ou não) da redução no desmatamento.
.

Nenhum comentário: