quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Jobim em Israel

.
Encerra-se amanhã, 28 de janeiro, a viagem oficial do ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao Estado de Israel. Na sua pauta, constaram audiências com o presidente e primeiro-ministro israelenses, Shimon Peres e Benjamin Netanyahu, respectivamente, além de várias visitas e compromissos relacionados às áreas aeroespacial e de defesa. De acordo com a agenda oficial divulgada pelo Ministério da Defesa, na última segunda-feira (25), Jobim teria visitado a Israel Aerospace Industries (IAI), indústria aeroespacial estatal israelense, e hoje (27), as indústrias Rafael Advanced Defense Systems e Elbit Systems.

Segundo notícias vindas da imprensa local israelense, projetos de mísseis, veículos aéreos não-tripulados (VANTs) e satélites teriam sido apresentados ao ministro brasileiro, que nos últimos tempos passou a ser bastante assediado por fabricantes de todo o mundo, em razão de uma maior atenção do governo aos temas militares.

Companhias israelenses já fornecem sistemas aeroespaciais e de defesa para o Brasil há muitos anos. A Elbit Systems, por meio de sua subsidiária local, a Aeroeletrônica, fornece aviônicos para aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), além de estar envolvida em alguns projetos de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), como o CBERS. Em 2009, a IAI firmou parceria com o grupo brasileiro Synergy para a exploração de oportunidades no Brasil e em outros países da América do Sul, iniciativa esta que já teria rendido significativo contrato para o fornecimento de VANTs à Polícia Federal. A Rafael, por sua vez, além de já fornecer mísseis para a FAB, estaria considerando a aquisição de indústria brasileira para uma maior penetração no mercado nacional.

Não é de hoje o interesse israelense em fechar negócios espaciais com o Brasil, em especial da IAI, que tem em sua ampla gama de produtos satélites, cargas úteis e lançadores. Há anos, a IAI promove no País sua família de satélites de observação, e certamente, após a publicidade do interesse do Ministério da Defesa em dispor de seu próprio satélite (Projeto Sentinela), medidas mais concretas foram tomadas. Em maio de 2009, por exemplo, representantes da agência espacial e de indústrias israelenses estiveram na Câmara dos Deputados com o objetivo de discutir uma cooperação na área.
.

Nenhum comentário: