terça-feira, 2 de março de 2010

Engenharia Aeroespacial no ITA: curso é iniciado

.
COMEÇA O CURSO DE ENGENHARIA AEROESPACIAL DO ITA

02/03/2010 14:13 — No dia 2 de março de 2010, o iteano Maurício Pazini Brandão, Brig Eng, ministrou a primeira aula da Disciplina “Introdução à Engenharia Aeroespacial”, do Curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Este curso objetiva formar recursos humanos especializados de modo a atender à demanda do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e que tem como principais executores o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (Ministério da Defesa/DCTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Ministério da Ciência e Tecnologia, Inpe).

O primeiro passo neste sentido foi dado pelo então presidente da AEB, Sérgio Gaudenzi que, em 2006, ministrou a aula inaugural do ITA com o tema “Programa Espacial Brasileiro” e, ao concluir sua palestra, solicitou ao Reitor do Instituto, Reginaldo dos Santos, que avaliasse a necessidade de formar engenheiros também na área espacial. A partir daí estudos foram realizados com a participação de representantes dos diversos Institutos do DCTA e do Inpe, resultando em uma proposta aprovada pelo Comandante da Aeronáutica e que levou à criação do curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial do ITA, em 1º de fevereiro de 2010 (Portaria Nº 52/GC3).

A estrutura do curso está relacionada a áreas críticas do PNAE identificadas por Navegação e Guiamento, Propulsão e Aerodinâmica, e Eletrônica para Aplicações Espaciais. Os temas comuns abordados são: Propulsão básica, Aerodinâmica básica, Telecomunicação básica, Navegação e Guiamento Básico, Estruturas, Materiais e processos, Engenharia de sistemas, Gestão e garantia do produto, Campos de lançamento e rastreio, Dinâmica do vôo e orbital, Computação, Ensaios e Sistemas elétricos.

Ocupam as dez vagas disponibilizadas para esta primeira turma, alunos selecionados entre aqueles aprovados para o 3º ano de graduação e que, voluntariamente, optaram por migrar das outras modalidades de Engenharia oferecidas pelo Instituto.

Fonte: ITA/DCTA
.

Nenhum comentário: