quinta-feira, 15 de abril de 2010

Brasil e China: expansão da cooperação espacial

.
Brasil e China definem política para distribuição de dados espaciais

15/04/2010

Durante o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hu Jintao, em Brasília nesta quinta-feira (15/04), Brasil e China reafirmaram o desejo de expandir a cooperação na área espacial. Foram anunciados quatro memorandos de entendimento durante a cerimônia em que o CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) foi destacado como um dos programas de cooperação tecnológica e científica mais bem-sucedidos entre países em desenvolvimento.

Um dos memorandos define a política de dados CBERS, tornando global a distribuição gratuita de suas imagens. Firmado entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Chinês para Dados e Aplicações de Satélites de Recursos Terrestres (CRESDA), o documento visa a fortalecer a cooperação entre os dois países na utilização pacífica da tecnologia espacial, ao mesmo tempo em que consolida o Programa CBERS como um importante instrumento para a cooperação internacional.

Com as imagens do CBERS-2, em junho de 2004, o INPE iniciou a distribuição gratuita de dados de satélite pela internet para usuários brasileiros. Com o apoio do parceiro chinês, os dados em seguida puderam ser oferecidos da mesma forma a países da América Latina e, mais tarde, ao continente africano. Com a assinatura do memorando, os dados dos satélites poderão ser distribuídos a outros países.

Outros memorandos

Além do destinado à política de dados CBERS, o INPE também estabeleceu outros três memorandos com centros ligados à Academia Chinesa de Ciências para cooperações nas áreas de Observação da Terra, Aplicações de Sensoriamento Remoto e Clima Espacial.

O memorando firmado entre o INPE e o Centro de Observação da Terra e da Geoinformação Digital (CEODE) deve propiciar a colaboração em áreas como: mapeamento de aplicações para a agricultura; desenvolvimento de acesso aberto e gratuito de ferramentas computacionais; modelagem ambiental; sistemas de monitoramento de desastres naturais e tecnologia espacial para o estudo das mudanças ambientais globais. Outro destaque é a recepção pelo Brasil dos dados dos satélites chineses HJ-1A e HJ-1B.

Com o Centro de Ciência Espacial e de Pesquisa Aplicada (CSSAR), o memorando permitirá a realização de observações conjuntas e estudos da ionosfera e atmosfera média e alta em baixas latitudes.

Ainda deve ser assinado um quarto memorando, que firma cooperação entre o INPE e o Centro Nacional de Satélites Meteorológicos da Administração Meteorológica da China (CMA).

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: