segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cooperação Brasil - Índia - África do Sul

.
Brasil, Índia e África do Sul vão construir 2 satélites

15 de abril de 2010 • 19h17 • atualizado às 19h17

Laryssa Borges e Luciana Cobucci
Direto de Brasília
Especial para o Terra

Brasil, Índia e África do Sul vão construir dois satélites para estudos climáticos e observação da Terra. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, durante a 4ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Ibas - bloco econômico que reúne os três países.

"Esses dois satélites ajudarão o Ibas e outras nações amigas com os nossos avanços em matéria de agricultura, navegação, transportes e telecomunicações. Vão também reforçar o trabalho dos centros espaciais dos nossos três países. É o projeto-símbolo da nova etapa da nossa parceria", disse Lula em anúncio à imprensa.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou estar "especialmente animado" com a possibilidade da construção dos dois satélites. Segundo Zuma, esta é uma oportunidade de expandir a cooperação entre os países e é uma iniciativa que vai ajudar, especialmente, no acompanhamento das mudanças climáticas.

Durante a 4ª Cúpula do Ibas, os governantes dos três países assinaram dois memorandos de entendimento para cooperação em energia solar, ciência, tecnologia e inovação.

Fonte: Portal Terra

Comentários: no documento divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores ("IV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do IBAS – Declaração de Brasília"), há mais informações sobre o projeto conjunto, ainda bem inicial na área de satélites:

"IBSA Satellites

41. The Leaders decided to the early development of satellites in the areas of space weather, climate and earth observation. These satellites will address common challenges in climate studies, agriculture and food security. The IBSA micro satellites aim to promote and strengthen space programs amongst the three countries."

O Brasil já possui alguma cooperação com o governo indiano em matéria espacial, especialmente em sensoriamento remoto. A África do Sul, em si, é uma grande surpresa nesse projeto conjunto, tendo em vista sua incipiente experiência em tecnologia espacial. Em breve, o blog postará mais informações sobre esses satélites.
.

Nenhum comentário: