quinta-feira, 29 de abril de 2010

Entrevista sobre missões do CLBI

.
No website da Força Aérea Brasileira, foi disponibilizado um áudio com entrevista realizada com o Eng. Dolvim Dantas, do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), sobre a Operação Barreira II, prevista para ocorrer hoje (29). Para escutar a entrevista, de cerca de 7 minutos, clique aqui.

Dantas discorre sobre a operação, o foguete a ser utilizado na missão, e também sobre o próprio CLBI, destacando o papel do centro no rastreio de missões espaciais da Arianespace.

De acordo com o engenheiro do CLBI, serão realizados cinco lançamentos anuais do Foguete de Treinamento Básico (FTB), nos próximos cinco anos. Este foguete, desenvolvido e fabricado pela Avibras Aeroespacial, de São José dos Campos (SP), substituiu o SBAT 70, do mesmo fabricante, antes usado para missões de testes, treinamento e qualificação da equipe técnica dos centros de lançamento brasileiros. Em cada operação de lançamento, são normalmente mobilizadas cerca de 150 pessoas.

Em 2011, deverá ocorrer no CLBI um lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), de maior porte, com capacidade de transporte de até 35 kg de cargas úteis para experimentos científicos. A partir de 2012, serão realizadas da Barreira do Infenro duas missões anuais do FTI. Tanto as missões do FTB como do FTI estão abertas a realização de experimentos por universidades e centros de pesquisa. "Universidades de todo país poderão testar em órbita projetos científicos", afirmou Dolvim Dantas.

Ao falar um pouco sobre o apoio do CLBI às missões espaciais europeias, Dantas mencionou um dado interessante: metade dos satélites comerciais hoje em órbita foram rastreados pela CLBI, em missões de lançamento executadas pela Arianespace a partir do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa.
.

Nenhum comentário: