quarta-feira, 28 de abril de 2010

Operação Falcão I: FTB lançado de Alcântara

.
Centro de Alcântara lança com sucesso foguete de treinamento

28-04-2010

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou com sucesso, às 15h de ontem, o Foguete de Treinamento Básico (FTB), de pequeno porte, que foi desenvolvido pela empresa brasileira AviBras. A campanha faz parte da Operação Falcão I, iniciada dia 19, com testes de materiais e equipamentos. O próximo lançamento de foguete deve acontecer no mês de julho.

A operação foi considerada perfeita. O foguete atingiu um apogeu de 31 km e 635 m de altura, caindo a uma distância de 17, 30 km do local de lançamento em apenas 4 segundos de vôo.

Com tecnologia 90% nacional, o FTB não apresentou falhas e cumpriu e alcançou vôo perfeito, atendendo às expectativas da comissão de técnicos que acompanhou o processo. Eu diria que tudo foi perfeito, do começo ao fim. Não houve falhas no sistema, muito menos na transmissão de dados , afirmou o diretor do CLA, o coronel-aviador Ricardo Rodrigues Rangel. Acompanharam o lançamento o brigadeiro Maurício Pazini Brandão, do Departamento Científico e Tecnológico Espacial, e estudantes da primeira turma de engenharia aeroespacial do ITA.

Treinamentos - De acordo com o coronel Rangel, a operação integra um conjunto de treinamentos iniciados no CLA há cerca de dois anos para aprimorar e testar os sistemas operacionais de protótipos - envolvendo telemetria e monitoramento -, além de preparar o centro para lançamentos de grande porte.

O lançamento do FTB foi o primeiro deste ano. A previsão é de que sejam realizados pelo menos mais quatro lançamentos ainda este ano, entre eles dois de médio porte, e um foguete VSB-30, que faz parte do Programa de Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB). Estão previstos também testes na Torre Móvel de Integração (TMI) que está sendo reestruturada para lançamento de foguetes de grande porte, com o Veículo Lançador de Satélites (VLS), cuja primeira operação está programada para 2012.

Segundo o coronel Ricardo Rangel, o CLA está trabalhando em vários projetos na área espacial para modernizar o centro de lançamento. Além de desenvolvermos os testes finais para a certificação do foguete de treinamento básico, estamos focados no desenvolvimento de tecnologia que substitua a alemã, hoje utilizada em parte dos nossos produtos , afirmou.

O lançamento do foguete de treinamento básico só foi possível por causa das condições climáticas e técnicas favoráveis. Para tanto, os ventos de superfície deveriam estar igual ou menor de 10m/s ou com chuvas moderadas menor ou igual a 10mm/h. As condições meteorológicas estavam sendo monitoradas desde a semana passada.

No vôo de testes, o foguete não levou carga útil científica, apenas tecnológica, e instrumentos para acompanhamento das estações de telemedidas, preparando, assim, as equipes para os próximos lançamentos.

Foguete pode ser exportado após testes, garante Rangel

O diretor do CLA, coronel Ricardo Rangel, afirmou, durante a entrevista coletiva, que a partir da finalização dos testes de certificação do FTB, o Brasil poderá exportar este tipo de tecnologia. Ele explicou que, para a certificação de um veículo é necessário que já tenha alcançado um determinado número de vôos com sucesso, algo que o FTB está próximo de atingir.

Todos os equipamentos têm sido testados durante a campanha e o resultado deste lançamento foi armazenado para a certificação. Este foi o quinto lançamento com sucesso. Provavelmente, a partir do sexto, nós já podemos passar para a fase final de certificação , disse.

Sítios - Para o Brasil, essa é a oportunidade de interagir ainda mais com outros países que dispõem de sítios de lançamentos. Nós já temos um produto nacional que pode ser exportado e utilizado para fase de testes em qualquer centro do mundo , finalizou.

Ainda de acordo com o coronel Ricardo Rangel, as etapas de modernização de sistemas e obras da Torre Móvel de Integração (TMI,) de onde deverá ser realizada mais uma operação de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), serão concluídas no mês de outubro. Ele revelou que a estrutura da TMI está bem adiantada, porém, faltam algumas adequações. De outubro a dezembro, estaremos testando a torre com uma versão do VLS no estilo maquete. Na verdade uma casca, com todos os meios de conexão, numa operação sem lançamento , acrescentou.

Além dos preparativos para o lançamento do VLS, o ano de 2010 para o CLA também engloba outros projetos importantes, principalmente, os relacionados à consolidação da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). Ele afirmou que a ACS já recebeu, no início deste mês, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos (Ibama), a licença ambiental para a instalação do sítio de lançamentos.

Fonte: jornal O Estado do Maranhão, via AEB.
.

Nenhum comentário: