sábado, 5 de junho de 2010

Carlos Ganem fala sobre Alcântara para a CBN

.
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, concedeu uma entrevista ao programa do jornalista Heródoto Barbeiro na Rádio CBN. O foco da entrevista foi Alcântara, especialmente a questão da necessidade de um acordo de salvaguardas tecnológicas com os EUA, para a exploração comercial do centro espacial brasileiro.

De acordo com Ganem, e 2009, foram investidos R$ 85 milhões no CLA, além de terem sido realizadas obras de infraestrutura, como a melhoria numa estrada de acesso ao centro. Também foram executadas modernizações na sala de controle, e na antena de rastreio, atualizações estas, segundo palavras do próprio Ganem, "desejada(s) e ambicionada(s) por todo o sítio de lançamento no mundo".

O presidente da AEB também destacou alguns avanços em acordos de salvaguardas com diferentes países. Mencionou os instrumentos com a Rússia, com a Ucrânia, parceira do Brasil na Alcântara Cyclone Space, que operará do sítio brasileiro o foguete Cyclone 4 (lançador de "grandíssimo porte", segundo Ganem), e também com os EUA.

Em relação ao acordo com os EUA, o dirigente informou que um instrumento chegou a ser assinado em 2000, mas não foi ratificado pelo Congresso Nacional. Trata-se de "questão delicada". "Gestões da AEB junto ao Itamaraty esbarram na política de relações exteriores do Brasil". Ganem, porém, demonstra reconhecer a importância de se ter um acordo com os Estados Unidos. Afirma que sem o acordo, haverá dificuldades para lançar 80% do mercado mundial de satélites, que tem origem nos EUA. "Isso exige um grande equilíbrio, uma grande engenharia de política exterior que faça com que as posições caminhem para um entendimento."

Para acompamnhar a íntegra da entrevista (cerca de 10 minutos), clique aqui.
.

Nenhum comentário: