sábado, 10 de julho de 2010

Cooperação Brasil - África do Sul

.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve entre os dia 8 e 9 de julho na África do Sul, último país visitado no giro presidencial pelo continente africano. Durante sua visita, dois atos foram assinados por representantes dos dois países, e um deles faz breve menção à cooperação na área espacial.

Abaixo, reproduzimos o trecho sobre espaço na "Declaração sobre o Estabelecimento de uma Parceria Estratégica entre a República Federativa do Brasil e a República da África do Sul":

"(viii) Ciência e Tecnologia

1. Aperfeiçoar a cooperação, fortalecer o desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa conjunta nos campos da defesa, saúde, agricultura, gerenciamento e conservação ambiental, indústria, inovação, educação, ciência espacial, infra-estrutura, tecnologia da informação e comunicação (TIC), transportes, nanotecnologia, petróleo, minerais, carvão, diversificação e conservação da energia, energia renovável, biodiversidade, biotecnologia, ciência de alimentos e medicina tropical, entre outros.

[...]

3. Promover o intercâmbio de pesquisadores na área de astrofísica e observação da Terra.

4. Estimular maior interação na construção do rádio-telescópio “Square Kilometre Array” (SKA) na África do Sul."


Curiosamente, a declaração não faz menção aos satélites IBSA, que seriam desenvolvidos conjuntamente por Brasil, África do Sul e Índia, conforme acordado na IV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do IBAS, em abril de 2010, embora citem a promoção de intercâmbio de pesquisadores na área de Observação da Terra, função primária de um dos pequenos satélites em análise. Aparentemente, o fato dos satélites não terem sido explicitamente citados demonstra que a iniciativa é ainda bastante preliminar.

Cooperação em defesa

A declaração trata também de cooperação em matéria de Defesa, citando intenções de cooperação bilateral "em assuntos relacionados à defesa, incluindo indústrias de defesa, intercâmbio de conhecimento e colaboração conjunta em projetos" no setor, e encorajamento de "projetos conjuntos entre indústrias de aviação para o desenvolvimento e produção de aeronaves civis e militares e de seus componentes."

De acordo com a Agência Brasil, o presidente Lula explicitou o desejo brasileiro de que a África do Sul participe do projeto de um avião cargueiro militar. "Nós queremos que o presidente Zuma junte-se ao Brasil na construção do avião KC 139 (sic), que é o novo Hércules", afirmou o presidente (nota do blog: o nome correto do projeto do avião é KC 390, em desenvolvimento pela Embraer).
.

Nenhum comentário: