quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cooperação Brasil - Ucrânia

.
De acordo com informações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina, desde segunda-feira (19), uma comitiva liderada pelo governador catarinense, Leonel Pavan, está na Ucrânia para prospectar oportunidades de cooperação comercial e tecnológica com o país europeu.

A agenda de compromissos deve envolver a assinatura de protocolos de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e universidades ucranianas, incluindo as áreas de graduação e pós-graduação em Engenharia Aeroespacial.

A Ucrânia, um dos países da ex-URSS, possui forte tradição no setor aeroespacial, e é desde o início desta década parceira do Brasil no projeto da Alcântara Cyclone Space, que pretende comercializar lançamentos do foguete Cyclone 4, a partir de Alcântara (MA). O país europeu tem buscado ampliar acordos de cooperação com instituições de pesquisa e universidades brasileiras, como a Universidade de Brasília (UnB), que no final de 2009 firmou instrumento com a Universidade Dnipropetrovs´k para a criação em Brasília de um curso de pós-graduação em tecnologia aeroespacial (para saber mais, leia a postagem "Cooperação Brasil - Ucrânia: UnB assina acordo").
.

Nenhum comentário: