terça-feira, 27 de julho de 2010

FongTrein I - 2010: FTB lançado com sucesso

.
De acordo com a imprensa maranhense, foi realizado com sucesso ontem (26), a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, o lançamento de um foguete de pequeno porte, dentro da chamada Operação Fog-Trein I - 2010. O modelo testado foi o Foguete de Treinamento Básico – FTB, e dentro dos próximos dias deve também ser lançado um modelo maior, o Foguete de Treinamento Intermediário – FTI. Ambos foram desenvolvidos e construídos pela Avibras Aeroespacial, do Vale do Paraíba, interior de Sâo Paulo, baseados nos foguetes militares de saturação do sistema Astros (Artilhery Saturation Rocket System).

"O lançamento de hoje, eu diria que de todos os lançamentos da série FTB, este foi o mais perfeito. Do lançamento em si, ele cumpriu praticamente a risca a trajetória nominal, a trajetória prevista. Ele teve um alcance um pouquinho superior, chegou a algo em torno de 31.942 metros", afirmou Cel. Rodrigo Rangel, diretor do CLA, em entrevista concedida logo após a missão.

Para assistir uma pequena reportagem disponibilizada no website da TV Mirante, de São Luis (MA), inclusive com imagens do lançamento, clique aqui.
.

Nenhum comentário: