domingo, 12 de setembro de 2010

Primeiro voo do Cyclone 4: 2012 ou 2014?

.
Parece que ainda não consenso sobre a data do primeiro lançamento do foguete Cyclone 4 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Conforme noticiamos na último dia 11, a informação divulgada pela Alcântara Cyclone Space (ACS) é categórica: o primeiro voo do lançador ucraniano ocorrerá em fevereiro de 2012. Nesse sentido, em seu discurso, Oleksander Serdyuk, o mais alto dirigente da Ucrânia na binacional, afirmou: "Prometemos que a nossa empresa vai cumprir os prazos colocados pelos governos do Brasil e Ucrânia, e no início de 2012, os senhores serão todos testemunhas do lançamento do foguete Cyclone 4 a partir de terras brasileiras".

No entanto, em nota divulgada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em 10 de setembro, afirma-se que "ainda não há previsão de quando será lançado o primeiro foguete Cyclone-4. A intenção é que isso se dê até 2014."

De fato, segundo informações que chegaram ao conhecimento do blog, nos bastidores, inclusive dentro da própria ACS, há quem trabalhe com o cenário do primeiro voo por volta de 2014. O "gargalo", no entanto, não estaria necessariamente do lado brasileiro, que tem sido devidamente capitalizado, mas sim no ucraniano.
.

Nenhum comentário: