sábado, 9 de outubro de 2010

Defesa e Espaço

.
Na edição de hoje (09) do jornal "O Estado de S. Paulo", foi publicada uma reportagem sobre o interesse de grupos estrangeiros do setor de defesa no mercado brasileiro. Para ler a reportagem, clique sobre o título "Brasil é palco de disputa para indústrias militares".

Reproduzimos abaixo um dos trechos, que destaca o interesse do grupo europeu EADS no setor de satélites:

"A EADS (European Aeronautic Defence and Space Company) também revela que está em negociações com o Brasil para o setor de satélites. Não há ainda um acordo, mas a empresa estima que o setor de observação terrestre será uma das prioridades do governo brasileiro nos próximos anos."

Frequentemente, temos abordado no blog o crescente envolvimento do Ministério da Defesa (MinDef) em matérias relacionadas a espaço. Já envolvido na área de lançadores (VLS e foguetes de sondagem) por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica, o MinDef tem adotado algumas medidas para se tornar protagonista em vários projetos, como o do Sistema Geoestacionário Brasileiro (SGB) e satélites de observação terrestre (Projeto Sentinela), entre outros.

Na última quarta-feira, 6 de outubro, a apresentação do ministro Nelson Jobim sobre o reaparelhamento e perspectivas para as Forças Armadas deu relativa ênfase ao segmento espacial (veja a postagem "Jobim, Defesa e Espaço"). Esta ênfase, aliás, foi destacada inclusive em algumas reportagens (ver a notícia "Reaparelhamento das Forças Armadas inclui sistema espacial, afirma Nelson Jobim", divulgada pela FIESP).
.

Nenhum comentário: