quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Programa Espacial da UNASUL?

.
No início deste mês, uma comitiva italiana chefiada por Guido Crosetto, subsecretário de Estado para a Defesa, esteve em Buenos Aires para discutir acordos de cooperação com a Argentina. Como resultado da visita, foi assinado entre os países um memorando de cooperação para o desenvolvimento de projetos na área de indústria de defesa.

A visita teve propósitos especialmente militares e mais relacionados a questões bilaterais, mas um dos pontos abordados não deixa de chamar a atenção, indicando o interesse numa possível iniciativa conjunta de países da América do Sul, inclusive o Brasil, para o setor espacial.

Segundo as notícias divulgadas pela imprensa, representantes do governo argentino manifestaram à comitiva da Itália a intenção de se criar uma agência espacial no âmbito da União das Nações Sul-americanas (UNASUL). Crosetto teria, aliás, se comprometido a coordenar uma reunião entre os representantes do Ministério da Defesa da Argentina e a Agência Espacial Italiana para que esta possa colaborar no planejamento, dada sua experiência com a Agência Espacial Europeia. A UNASUL foi criada em 2004 e é constituída pelos doze países da América do Sul.

Na linha de um possível programa espacial conjunto, em meados de setembro, Carlos Ganem, presidente da Agência Espacial Brasileira, afirmou ao blog que os governos brasileiro e americano consideravam iniciativas de cooperação espacial que envolveriam outros países sul-americanos.
.

Nenhum comentário: