segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Foguete Orion V03 é lançado com sucesso

.
Foguete Orion V03 é lançado no CLA

06/12/2010

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) informa que foi realizado com sucesso o lançamento do foguete Orion V03 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), nesta segunda-feira, dia 06 de dezembro, ocorrido às 15 horas e 19 min, atingindo um apogeu de 103,9 km, alcance de 73,6 km e tempo de voo de 316,9 segundos, conforme a trajetória prevista. As estações de telemetria rastrearam o foguete durante todo o voo. O foguete Orion V03, de porte menor que o VSB-30, está sendo utilizado para os testes preliminares da Operação Maracati II.

Na Operação Maracati II, o foguete VSB-30 será lançado com a carga útil Micro G1A, da Agência Espacial Alemã, levando ao espaço dez experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras. O lançamento do VSB-30 deverá ocorrer entre os dias 11 e 15 de dezembro.

Os testes realizados com o veículo Orion V03 permitiram o trabalho de apronto do campo e de verificação da comunicação entre as estações e as diversas facilidades para a Operação Maracati II.

A equipe do IAE começou a trabalhar na montagem do foguete, juntamente com a equipe do DLR (Agência Espacial Alemã), no dia 22 de novembro, sendo o propulsor e a carga útil do foguete as primeiras partes a serem montadas.

Após preparo do propulsor do Orion V03 e sua montagem completa, realizados no dia 24, as medições foram iniciadas no CLA e o lançamento realizado nesta segunda-feira.

Fonte: IAE/DCTA

Comentário: o lançamento do Orion V03, desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Alemanha, cumpre a primeira etapa da Operação Maracati II, em curso no CLA. Além deste voo, está previsto para meados deste mês o lançamento de um foguete VSB-30 com a carga útil MicroG1A, com experimentos de nove universidades e instituições de pesquisa brasileiras, dentro do Programa Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB).
.

Nenhum comentário: