quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mais sobre a visita de Mercadante ao LIT/INPE

.
Ministro diz que Inpe é fundamental para superar desafios da C&T

11-01-2011

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, esteve no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), nesta segunda-feira (10/01). O Inpe foi a primeira instituição a ser visitada por Mercadante como ministro do MCT.

Recepcionado pela direção e funcionários, no Inpe o ministro ouviu um relato sobre os principais programas em andamento e os resultados obtidos, em áreas como o monitoramento ambiental por satélites na Amazônia, o sucesso que representa o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e a ampliação da margem de acerto na previsão de tempo a partir da instalação do supercomputador, batizado de Tupã, adquirido em parceria com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Em sua exposição, o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, falou das prioridades de investimentos, da necessidade de recursos para um satélite geoestacionário e sobre a negociação com a China para a manutenção da parceria no programa CBERS. Ressaltou, também, a urgência de uma política de recursos humanos que valorize mais os servidores e que também estimule a formação profissional para o setor.

A maior preocupação, segundo Câmara, é que o Inpe tem hoje um grande número de pesquisadores com mais de 20 anos de casa. Nos próximos anos, em função da quantidade de pessoas que podem se aposentar, a instituição pode ter uma sensível redução em seu quadro. “È necessário que, a curtíssimo prazo, uma nova geração de “inpeanos”, como costumamos nos denominar, seja criada para que toda experiência e conhecimento possa ser transferida”, disse o diretor.

Ainda em relação às reivindicações dos servidores, logo que chegou ao instituto, o ministro Mercadante recebeu a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Ciência e Tecnologia do Vale do Paraíba. Em documento entregue pelo presidente da entidade, Fernando Moraes, a categoria, além de reajuste salarial, pede a abertura de mais vagas para novos concursos públicos na carreira de C&T, pleito este que foi reforçado pela Direção do Inpe.

Em seu pronunciamento, Mercadante chamou atenção para a importância da instituição, informando que ela terá papel central na superação dos novos desafios do MCT, na gestão da Presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, o tema da sustentabilidade ambiental e da biodiversidade são centrais para que o País possa mudar o atual modelo de desenvolvimento, rumo a uma economia verde e criativa. "Estes foi um dos motivos que nos levou a convidar o cientista Carlos Nobre - do INPE - para comandar a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped)."

O ministro concordou com a manifestação dos dirigentes e servidores do INPE de que a formação de recursos humanos é fundamental para ampliar as condições de produção de pesquisa nas Unidades do MCT. Mercadante também falou da atenção que dará à questão do Programa Espacial. Segundo ele, a maior demonstração neste sentido está na indicação do pesquisador Marco Antônio Raupp - atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT).

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: