quarta-feira, 6 de abril de 2011

Avaliação crítica do Programa Espacial Brasileiro

.
AEB faz avaliação crítica do Programa Espacial

06-04-2011

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), vai avaliar o estado atual do Programa Espacial Brasileiro e propor medidas e projetos para o próximo período de governo e do Plano Plurianual de Investimentos (PPA).

Serão realizadas cinco reuniões que abordarão temas como a gestão do programa, as principais demandas e vulnerabilidades nacionais relativamente a produtos e serviços espaciais, o diagnóstico dos atuas projetos de satélites e lançadores e o aumento da capacitação e participação da indústria nacional no setor espacial.

A primeira reunião ocorrerá no dia 7 de abril, nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), onde serão discutidos os métodos e instrumentos de gestão do programa. Em seguida, nos dias 18 e 20 de abril serão discutidas, na sede da AEB, em Brasília, as demandas nacionais e seu atendimento por meio de programas de foguetes e satélites.

Participarão dessa fase os principais usuários dos dados, imagens e serviços espaciais, além dos órgãos de governo envolvidos na sua execução do programa. A política industrial será discutida no dia 26 de abril, com participação das principais empresas do setor e as conclusões do ciclo de reuniões serão apresentadas ao Ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), no dia 27.

Os resultados e recomendações dessa avaliação nortearão as ações e os investimentos governamentais no programa espacial pelos próximos anos de modo que o setor esteja alinhado com as metas de desenvolvimento do país.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: