terça-feira, 26 de abril de 2011

Lançamentos da Barreira do Inferno

.
CLBI realiza operações de lançamento

26-04-2011

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realizará, entre os dias 25 de abril e 15 de maio deste ano, as Operações Barreira IV e Camurupim.

Durante a Operação Barreira IV, será lançado e rastreado um Foguete de Treinamento Básico (FTB) sem carga útil tecnológica. Sua finalidade é obtenção de dados para qualificação e certificação do FTB e, também, o treinamento operacional para o lançamento do foguete Orion V4, que será realizado durante a Operação Camurupim. Estima-se que o voo do FTB terá duração de 2 minutos e 45 segundos e que o foguete atingirá o apogeu de 31 km.

O FTB foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), para garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae).

Na Operação Camurupim, no dia 10 de maio, será lançado um foguete alemão Orion 4 para testar o Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem, fabricado na Alemanha, que o CLBI recebeu recentemente. O Orion levará carga útil tecnológica desenvolvida pelo Centro Espacial Alemão. O voo durará cerca de cinco minutos, atingirá altura máxima entre 95 e 105 km e cairá entre 70 e 80 km da costa.

Fonte: CLBI, via AEB.
.

Nenhum comentário: