segunda-feira, 2 de maio de 2011

Astrium GEO-Information Services no XV SBSR

.
Astrium GEO-Information Services apresenta serviço de análise de dados no XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

A Astrium-GEO Information Services Brasil, fornecedora de produtos e serviços de geoinformação gerados a partir de satélites, participa pela segunda vez como expositora no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), considerado o maior evento científico do setor no país. Em sua 15ª edição, o SBSR acontece entre os dias 30 de abril e 05 de maio, no Estação Convention Center, em Curitiba/PR.

A companhia aproveitará para apresentar PixAgri, uma ferramenta para tomada de decisão destinada ao segmento do agronegócio. O serviço fornece a empresas e profissionais da área agrícola mapas de alta precisão das propriedades rurais, permitindo maior controle de insumos e otimização dos processos produtivos. As análises são feitas por meio de uma combinação de fatores agrícolas e ambientais (tais como forma e estrutura da vegetação, tipos de solo existentes, umidade ambiental, calor solar etc), aos quais oferecem um preciso e dinâmico mapeamento das áreas de interesse. O PixAgri fornece mapas que podem ser acessados via web contendo dados sobre o desenvolvimento do plantio em seus principais estágios.

Em seu estande (número 9), a Astrium-GEO também demonstrará o papel das tecnologias relacionadas a satélites para o monitoramento do uso do solo em larga escala nos setores público e privado. Na segunda feira, dia 02, às 15h, os executivos da Astrium-GEO participarão de um painel para falar sobre as novas tecnologias criadas para agregar inteligência aos dados coletados e ainda qual a aplicação das geoinformações para a prevenção e análise do impacto de desastres naturais.

“A tecnologia de sensoriamento remoto evoluiu significativamente nos últimos anos e hoje desempenha um papel crucial nas atividades de mapeamento e monitoramento da superfície terrestre, sobretudo pela precisão e rapidez com que se consegue imagear grandes extensões territoriais. Para nós é uma satisfação estarmos mais uma vez presentes no SBSR, que é um evento de extrema relevância científica e para a comunidade empresarial e que sempre traz uma rica pauta de discussões para o setor”, destaca Pierre Duquesne, diretor-geral da Astrium-GEO Information Services Brasil.

Promovido a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), o SBSR reunirá cerca de 2 mil participantes, entre pesquisadores de universidades brasileiras e internacionais, especialistas e empresas que atuam no setor ou que utilizam as imagens de satélites para suas atividades econômicas, como Petrobras e Vale.

Temas como a exploração do pré-sal, a agricultura nos países do BRIC, o monitoramento de queimadas, a mudança no uso da terra e seu impacto no aquecimento global, entre outros, são exemplos de assuntos que serão discutidos em diversos workshops e mesas-redondas no congresso, que traz as novas perspectivas para o uso de dados de satélites no Brasil e no mundo.

Haverá ainda a apresentação e premiação de trabalhos científicos com o objetivo de compartilhar conhecimento técnico e experiências bensucedidas no Brasil e em outros países sobre sensoriamento remoto, geotecnologias e áreas correlatas.

Fonte: Astrium GEO-Information Services

Comentário: a GEO-Information Services é a nova estrutura de serviços em imagens de satélites da empresa Astrium, do grupo europeu EADS. A nova estrutura, anunciada em dezembro de 2010, foi implementada no início deste ano e reúne as atividades de duas empresas controladas pela Astrium, a francesa Spot Image, forte em imagens óticas (constelação Spot e outros), com a Infoterra, da Alemanha, atuante em imagens radar (satélites TerraSAR-X e TanDEM-X).
.

Nenhum comentário: