terça-feira, 17 de maio de 2011

Entrevista de Takashi Muta, da Atech

.
Em razão de problemas técnicos com o Blogger, que hospeda o blog Panorama Espacial, estamos publicando novamente uma postagem feita no meio da semana passada, deletada indevidamente:

==

Reproduzimos abaixo um vídeo da TV Estadão com uma entrevista feita pelo jornalista Roberto Godoy, do "Estado de S. Paulo", com Takashi Muta, presidente da Atech, organização brasileira que atua nos segmentos aeroespacial e defesa e em soluções de integração.


Dentre os vários assuntos abordados, como a parceria com a Embraer e a experiência da Atech, no final, Takashi fala um pouco sobre os tão comentados futuros sistemas brasileiros de vigilância e monitoramento (Sisfron e SisGAAz), e também sobre o papel do domínio espacial neste contexto. Transcrevemos um trecho:

“Já temos dois sistema operando, que é justamente o tráfego aéreo e defesa aérea, o SIVAM que está aí, então vem agora o sistema SisGAAz, da Marinha, e o Sisfron para fronteiras, do Exército. Estes sistemas todos, na realidade, vão fazer parte de um grande sistema de comando e controle brasileiro. E o que une essas soluções? Une justamente a inteligência da informação e o tratamento da informação para a decisão estratégica. E isso só será possível através de outro sistema, que seria o domínio do sistema satelital, não só de comunicações, como de monitoramento. Este é um quinto projeto estratégico brasileiro que está sendo trabalhado pela área de defesa. Então a participação nossa, no caso, seria na integração desses grandes sistemas. Na integração de cada sistema per si, e na integração de todos eles. Traduzindo, então, num grande sistema de comando e controle.”

==
.

Nenhum comentário: