sexta-feira, 10 de junho de 2011

SAC-D/Aquarius em órbita

.
O satélite SAC-D/Aquarius, construído numa iniciativa conjunta da Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), da Argentina, e a norte-americana NASA, foi lançado com sucesso hoje (10), a partir do centro espacial de Vandenberg, na Califórnia, EUA, por um foguete Delta II (foto).

Segundo as primeiras informações divulgadas, os dados iniciais de telemetria indicam que o satélite se encontra em excelente estado.

"Esta missão é o mais marcante na história da cooperação científica e tecnológica entre a Argentina e os Estados Unidos", afirmou Conrado Varotto, diretor da CONAE. "As informações da missão trarão benefícios significativos para a humanidade", complementou.

O principal instrumento do SAC-D é o Aquarius, construído pelo prestigiado Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês), da NASA. O equipamento mapeará os oceanos a cada sete dias por ao menos três anos numa resolução de 150 km. Os dados produzidos mostrarão mudanças na salinidade dos oceanos a cada mês, estação ou ano.

Além do Aquarius, o satélite conta com sete instrumentos para o monitoramento de fenômenos naturais e coleta de dados ambientais. Brasil, Canadá, França e Itália, ao lado dos EUA, foram parceiros da missão, colaborando nos instrumentos científicos ou testes. A empresa argentina INVAP, de Bariloche, foi a contratante principal da missão.

Em mais um exemplo da cooperação espacial entre o Brasil e a Argentina, o Laboratório de Integração e Testes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LIT/INPE), de São José dos Campos, foi responsável pelos testes e verificações finais do satélite. O Instituto divulgou uma nota sobre o lançamento (veja aqui). No passado, o LIT também atuou nas missões argentinas SAC-B e SAC-C.

Durante os próximos 25 dias, a plataforma do satélite será testada e manobrada para a colocação em sua órbita operacional, a 657 km de altitude. As operações científicas dos instrumentos a bordo devem ser iniciadas apos todas as verificações, sendo que o comissionamento da missão deve durar até 65 dias.
.

Nenhum comentário: