terça-feira, 21 de junho de 2011

Thales, Andrade Gutierrez e satélites

.
No início do mês, publicamos no blog uma postagem analisando o interesse do grupo brasileiro Andrade Gutierrez pela área de satélites (ver a postagem "Sisfron: "A Andrade Gutierrez está atenta aos satélites"").

Na ocasião, destacamos que o grupo já teria, inclusive, optado por um parceiro estrangeiro, informação que já há algum tempo circulava nos bastidores, embora nunca oficialmente confirmada. Mas, na terça-feira (21) pela manhã, em café da manhã com alguns jornalistas brasileiros promovido durante o salão de Le Bourget, em Paris, executivos do grupo Thales (Blaise Jaeger, vice-presidente da Thales Internacional, e Laurent Mourre, diretor-geral da Thales no Brasil) confirmaram a existência de conversas com a Andrade Gutierrez. Não foram dados muitos detalhes, mas respondendo a uma pergunta feita pela reportagem de Tecnologia & Defesa, foi ressaltado que as conversas não envolveriam apenas o campo espacial, mas também outros segmentos, como segurança e defesa.

Importante destacar: o grupo Andrade Gutierrez é um dos acionistas controladores da Oi, uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil, com capital majoritariamente nacional. Como parte do processo de aquisição da Brasil Telecom, o governo federal exigiu que a Oi considerasse eventual colaboração em projeto de satélite nacional de comunicações, exigência devidamente cumprida (saiba mais clicando aqui). Ao que tudo indica, a operadora teria se interessado bastante pela área, buscando algum tipo de envolvimento em iniciativas relacionadas, conceitualmente o Sistema Geoestacionário Brasileiro (SGB).
.

Nenhum comentário: