segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SISROT: O Sistema de Rastreio Óptico do CLA

.
Nos últimos anos, a infraestrutura do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, tem sido submetida a sucessivos processos de atualização e ampliação, em linha com uma retomada, mais concreta, do programa de lançadores e foguetes de sondagem do Programa Espacial Brasileiro. Dentre as novas capacidades inseridas no CLA, destaca-se um dispositivo para o acompanhamento de lançamentos em sua fase inicial, chamado Sistema de Rastreio Óptico (SISROT).

O SISROT tem como objetivo rastrear foguetes nos primeiros instantes da missão. Quando operacional, o sistema produzirá imagens dos lançamentos e fornecerá, em tempo real, informações de posição angular (azimute, elevação e distância) do "alvo" para a central de dados de lançamento. As imagens são geradas por câmeras CCD (detecção do alvo com luz visível) e infravermelho (detecção do alvo com raios infravermelho), ambas utilizadas para determinar as coordenadas de azimute e elevação do alvo. A câmera de rastreio de Infravermelho permite a detecção de alvos de 2,3 m × 2,3 m em altitudes de até 16 km, enquanto que as medições de distância são obtidas por meio de um telêmetro laser, com alcance de até 20 km.

O contrato para o desenvolvimento e construção do SISROT, no valor aproximado de R$ 5,4 milhões, foi assinado em outubro de 2006, e a previsão é que o equipamento seja entregue para operação no CLA no próximo mês, em setembro.

O sistema foi desenvolvido pela Omnisys Engenharia, de São Bernardo do Campo (SP), indústria que também teve ou tem envolvimento em outros projetos na área espacial, como cargas úteis e sistemas de serviço para satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e a modernização de radares de trajetografia do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, entre outros. A Omnisys Engenharia é a plataforma industrial local do grupo francês Thales.
.

Nenhum comentário: