quarta-feira, 28 de março de 2012

SSOT: testes em órbita concluídos com sucesso

.
Após três meses de seu lançamento, os testes em órbita do primeiro satélite operacional de observação terrestre do Chile, o SSOT (Sistema Satelital para la Observación de la Tierra), também conhecido como FASat Charlie, foram concluídos pela companhia europeia Astrium, do grupo EADS, tendo sido oficialmente entregue para operação pela Força Aérea Chilena (FACh).

"A Astrium está orgulhosa de ter desenvolvido e entregue às autoridades chilenas o mais capaz satélite de observação terrestre da América Latina, tendo feito isso em condições ótimas, com performances atendendendo perfeitamente os requisitos e mesmo excedendo as expectativas do cliente", disse François Auque, diretor-presidente da companhia.

"Nós estamos honrados em ter tido a oportunidade de demonstrar nossas capacidades e consolidar nossa posição como líder mundial no mercado de observação da Terra. Estamos entusiasmados a contnuar a trabalhar com as autoridades europeias e, além disso, com as autoridades de outros países na região para ajudar a identificar as soluções espaciais que são mais adequadas as suas necessidades", completou.

A partir de uma estação terrestre em Santiago, o satélite será operado por uma equipe de vinte engenheiros chilenos, treinados nas instalações da Astrium em Toulouse, no sul da França, onde o sistema e o satélite foram desenvolvidos e construídos. O SSOT, com apenas 117 kg, conta com uma câmera pancromática com resolução de 1,45 metros.
.

Nenhum comentário: