quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ensaio de separação do 1º estágio do VLS


IAE realiza o Terceiro Ensaio de Separação dos Quatro Propulsores do Primeiro Estágio do VLS

Campo Montenegro, 04/05/2012

IAE realiza o Terceiro Ensaio de Separação dos Quatro Propulsores do Primeiro Estágio do VLS.

Foi realizado em 03 de Maio de 2012, no Laboratório de Integração de Propulsores do IAE, mais um ensaio de separação dos quatro propulsores do primeiro estágio do VLS-1.

Esta foi a terceira campanha de ensaio de separação, que durou aproximadamente um mês de preparação e integração. O evento foi realizado com sucesso e contou com uma equipe de 30 servidores entre técnicos e engenheiros do Instituto. O Ensaio foi acompanhado pelo Tenente Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Polhmann, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial– DCTA, do Brigadeiro do Ar Wander Almodóvar Golfetto, Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA e do Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, Diretor do IAE.

O protótipo de teste estava instrumentado com aproximadamente de 180 sensores para as medições de parâmetros físicos como: choque mecânico, vibração quase estática, deformação, simultaneidade de separação dos 4 propulsores do primeiro estágio, deslocamento, além da cobertura fotográfica e de vídeo (HD e alta velocidade).

Os dados coletados neste ensaio serão analisados e confrontados com os dos outros dois ensaios, realizados anteriormente, e servirão de base para conhecer os fenômenos e cargas mecânicas geradas no veículo durante esta fase importante de voo.

Fonte: IAE/DCTA
.

Nenhum comentário: