quinta-feira, 14 de junho de 2012

Eurosatory: Sagem leva a Optovac


Ontem (13), durante a Eurosatory, feira que acontece esta semana em Paris, na França, a empresa francesa Sagem, do grupo Safran, anunciou a aquisição, por um valor não revelado, da Optovac, indústria brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas optrônicos e de visão noturna. "A aquisição reflete a estratégia da Sagem, baseada no desenvolvimento de parcerias locais com as indústrias brasileiras de defesa", afirmou em nota a companhia. "A Optovac produzirá e assistirá uma ampla gama de equipamentos da linha da Sagem. Seus negócios também incluirão o desenvolvimento de soluções que atendam aos requisitos das forças armadas brasileiras".

A Optovac teve alguma atuação no setor espacial. Há alguns anos, a empresa participou da concorrência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o fornecimento do imageador do satélite Amazônia-1, em parceria com a Equatorial Sistemas, de São José dos Campos (SP). Anteriormente, a indústria também já havia desenvolvido um sensor de estrelas para o INPE.

A aquisição é mais um indicativo de que o processo de consolidação do setor industrial brasileiro de defesa ainda não terminou. Em março, na coluna "Defesa & Negócios" da edição n.º 128 da revista Tecnologia & Defesa, já havíamos revelado que os principais players do setor analisavam oportunidades no setor ótico. Novos movimentos não são descartados.

T&D está fazendo a cobertura de Eurosatory, considerada a feira mais importante sobre forças terrestres do mundo. Ainda hoje, serão publicadas em seu website notas exclusivas sobre o que se comenta nos bastidores. Abaixo, adiantamos algumas, relacionadas a projetos de defesa, mas também com implicações em programas espaciais.

Sisfron e SisGAAz avançam

Nos bastidores da Eurosatory, são muitos os comentários sobre os avanços no projeto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Na última semana, o Exército Brasileiro enviou às empresas que responderam às solicitações de informações (RFI, sigla em inglês) a solicitação de propostas (RFP, sigla em inglês), que deverá ser respondida até o início de julho. Em paralelo, a Marinha do Brasil também está avançando com o programa do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), que se encontra em fase de RFI. As informações das empresas devem ser enviadas à MB até o final dessa semana.

Sisfron: Thales, AG e Avibrás?

Ainda sobre o Sisfron, uma informação surpreendente. A joint-venture do grupo francês Thales com a construtora brasileira Andrade Gutierrez, criada no final do ano passado, respondeu o RFI em parceria com a Avibras Aeroespacial, de São José dos Campos (SP). Ao que tudo indica, o "namoro" com a Odebrecht, muito comentado desde o final de 2012, parece ter desandado.
.

Nenhum comentário: