domingo, 29 de julho de 2012

Mineração em asteroides


Para os interessados em Direito Espacial, recomendamos a leitura do artigo "Mineração em asteroides: perseguir o desenvolvimento", de Daniël Konrad Link, membro da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA). 

Abaixo, reproduzimos uma síntese do artigo:

Observando a capacidade tecnológica de alguns países e empresas para extrair recurso mineral de um asteroide e trazer de volta a Terra; e observando a natureza jurídica destes recursos, segundo o Tratado do Espaço e o Acordo da Lua, como por exemplo o princípio da não apropriação, o autor sugere que os recursos minerados em asteroides sejam utilizados para diminuir as desigualdades no mundo e promover altos níveis de qualidade de vida.

O autor também sugere uma estrutura em que todo mundo ganha e o recurso minerado ou produto industrializado com recurso natural extraterrestre "é de ninguém". O recurso extraterrestre in natura ou já industrializado é instrumento para diminuir as desigualdades.

Além dos avanços científicos e tecnológicos, com este projeto comum da humanidade abrimos fronteira para uma nova identidade como espécime e uma nova revolução cultural.
.

Nenhum comentário: