domingo, 26 de agosto de 2012

Eventos espaciais da semana


Evento sobre política de C,T&I no LIT/INPE

Na próxima terça-feira (28), a partir das 14h00, acontece no auditório do Laboratório de Integração e Testes (LIT/INPE), em São José dos Campos (SP), uma palestra do Prof. Renato Dagnino, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sobre "Ciência, Tecnologia e Inovação: Rumos e Uma outra visão". Segundo informações divulgadas pelo SindCT, na palestra será "feita uma análise de conjuntura sobre a área de Ciência, Tecnologia e Inovação a partir de um nova visão", e também uma exposição sobre o futuro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a restruturação institucional do Programa Espacial Brasileiro.

Renato Dagnino é professor titular no Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, e também professor convidado em várias universidades latino-americanas. Especializado em política científica, tecnológica e de inovação, suas atividades de pesquisa têm contado com o apoio de diversas instituições nacionais, como os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, Relações Exteriores e instituições como a FINEP, CNPq, CAPES, PADCT, SUDENE e SUDAM.

II Seminário Brasil-Ucrânia

Em 30 de agosto, acontece em Brasília (DF), na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB), o "II Seminário Brasil-Ucrânia: Oportunidades para Cooperação Científica e Tecnológica na Área Espacial". No convite enviado pela AEB, é informado que o "evento é uma oportunidade para que o governo, a indústria e a academia discutam projetos conjuntos na área espacial com a empresa ucraniana líder no segmento, Yuzhnoye SDO."

A programação inclui apresentações do presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Rovyslav Tronenko, executivos da Yuzhnoye, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), além de dirigentes da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), entre outros.
.

Nenhum comentário: