domingo, 2 de setembro de 2012

CBERS 3: lançamento ameaçado


O lançamento do satélite de observação CBERS 3, previsto inicialmente para novembro ou dezembro deste ano, pode sofrer um atraso. O motivo são falhas identificadas em testes finais já em solo chinês, antes do envio para o centro de lançamento, em conversores DC/DC, itens que compõem o sistema de suprimento de energia do satélite.

Entre os dias 18 e 24 de agosto, cinco engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), incluindo o coordenador do Segmento Espacial do Programa CBERS, estiveram nos EUA para participar de reuniões técnicas "para esclarecer as não conformidades e as falhas do componente conversor DC/DC, fabricados pela empresa MDI [Modular Devices Incorporated], utilizados no satélite CBERS 3 e 4", segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União de 17 de agosto.

Na última sexta-feira (31), o blog Panorama Espacial conversou sobre este assunto com Leonel Perondi, diretor do INPE. De acordo com o diretor, até meados deste mês haverá uma definição sobre um eventual atraso no lançamento, que depende do envio de um relatório do fabricante dos componentes objeto das falhas. "Há chance de sim, há chance de não", afirmou. Os componentes que apresentaram falhas foram adquiridos entre 2007 e 2008, e apesar de serem de origem norte-americana, não tiveram restrição do International Traffic in Arms Regulations (ITAR).

Perondi mencionou o caso do CBERS 2, segundo satélite do programa e que foi colocado em órbita em 21 de outubro de 2003. Aproximadamente um ano antes de seu lançamento, em testes realizados no centro espacial de Taiyuan, na China, foram identificadas falhas, coincidentemente, também em conversores DC/DC. Tais falhas causaram um significativo atraso no cronograma da missão, uma vez que houve a necessidade da troca de cerca de 400 componentes do satélite.

Colaborou Shirley Marciano.
.

Nenhum comentário: