terça-feira, 30 de outubro de 2012

SAOCOM: revisão crítica do segmento terrestre


Entre os dias 16 e 17 de outubro, foi realizado no Centro Espacial Teófilio Tabanera, da Comision Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), localizado na província argentina de Córdoba, a revisão técnica do projeto SAOCOM, dedicada à avaliação do desenho do segmento terrestre para comando, controle e aquisição de dados do futuro satélite radar argentino.

A revisão contou com a participação de mais de oitenta especialistas da CONAE e de instituições convidadas, como as agências espaciais da Itália (ASI), EUA (NASA), Canadá (CSA), e Japão (JAXA). A ASI participou da revisão com três especialistas do projeto COSMO-SkyMed, satélites-radar italianos que integram, como contraparte à série argentina SAOCOM, o Sistema Ítalo-Argentino de Satélites para a Gestão de Emergências (SIASGE).

A missão SAOCOM - único projeto de satélite de observação terrestre por meio de radar atualmente em desenvolvimento na América Latina - conta com várias etapas de revisão, como de praxe em complexos projetos espaciais. Até o momento, já ocorreram revisões da plataforma satelital, do instrumento radar (SAR, sigla em inglês de "Synthetic Aperture Radar", ou radar de abertura sintética), e do segmento terrestre. Restam as revisões do segmento de voo, prevista para o final de novembro desse ano, assim como a revisão da missão completa, planejada para maio de 2013. Nesta última etapa, o funcionamento de todo o conjunto será examinado.

De acordo com informações divulgadas pela CONAE, já estão em construção o modelo estrutural do primeiro satélite, que será testado para se validar do ponto de vista mecânico os modelos usados para o desenho do satélite, e também o modelo de engenharia, a ser usado para validação do funcionamento da eletrônica de voo e do software.
.

Nenhum comentário: